Hoje em dia os meios são diversos, entre usar o telemóvel e as "tradicionais" SMS ou o smartphone e as "modernas" aplicações de messaging e os seus imojis, capazes dar mais sentimento aos "dizeres".

Mensagens à parte, e dada toda a dimensão adquirida pelas fotos nos últimos anos, apps de edição prontas a impregnar qualquer imagem de espírito natalício também não faltam, entre filtros mais Vintage ou mais Lomo e molduras "festivas".

Há também as redes sociais com os seus murais "abertos" a receberem quaisquer posts alheios, ou o nosso próprio onde com uma única foto podemos identificar todos aqueles que nos vão no coração com os melhores votos de Boas Festas.

Mas na Internet "pura e dura" continua a encontrar alternativas e aqui estamos a referir-nos aos (também já considerados tradicionais) postais de Natal eletrónicos. São muitas as opções, desde o básico 2D ao mesmo muito animado. Algumas já foram mencionadas no TeK, ou não andassem por cá há alguns anos.

O Blue Mountain é um desses sites e deverá ser sempre uma alternativa a considerar. Entre os "habituais", tem também o 123greetings.com e, em português, há o Postais.Net, também com alguns anos de existência e com várias categorias à disposição. Entre elas, claro, uma dedicada exclusivamente à época de Natal.

Quem prefere alternativas menos "habituais" tem por exemplo, o Christmas Gifs, um site que reúne trabalhos de profissionais ou amadores que exploram com sucesso o formato GIF para criar mensagens diferentes para a quadra.

Quem gosta de dar as Boas Festas de forma mais "pessoal", mas ainda assim virtualmente, tem o Smilebox.com, que lhe permite escolher entre dezenas de modelos e de adicionar fotos, vídeos, músicas e mensagens escritas.

Não sabemos se o nome JibJabs lhe diz alguma coisa, mas o site ainda existe e a oferta de Natal tem crescido. Além dos "velhinhos" elfos vai poder pôr a si próprio e familiares e amigos na pele de outros personagens a dançarem e a entoarem canções da época.

Sob o mote "ecards that don´t suck", o Rattlebox vai fazer as delícias de quem quer fugir aos votos de Natal eletrónicos mais típicos. Aqui tudo assenta em pequenos vídeos que podem ser personalizados e de seguida enviados.

Os mais "modernaços" há o Hipster Cards, com propostas, digamos, mais ao gosto "hipster". Neste campo espreite também o Designer Santa, falado esta terça-feira no TeK, como site do dia, que também lhe permite mandar postais.

Terminamos com uma aplicação, mas para a Web, que promete "natalisar" tudo e alguma coisa. Transformar o cão numa rena, vestir a avó de duende ou ter um pinguim como ajudante são algumas das possibilidades a partir do www.queroseropainatal.pt, com alguns cliques.

A aplicação permite aos utilizadores adicionarem a uma foto própria ou de terceiros vários adereços de Natal, desde os mais tradicionais, como o barrete de Pai Natal, o pinheiro ou as barbas brancas, aos mais extravagantes, que permitem ter a ajuda de Chuck Norris ou de Pamela Anderson na distribuição dos presentes.

A foto "natalisada" pode depois ser enviada como um postal ou partilhada nas redes sociais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico