É verdade que os smartphones e câmaras compactas de “apontar e disparar” vieram facilitar bastante a banal ação de tirar fotografias, pelo que acreditamos que tenha já na sua coleção algumas boas imagens, várias delas possíveis devido ao bom trabalho do modo automático do seu equipamento.

No entanto, até muitos smartphones incluem já modos manuais e mais “prós”, aqueles que permitem ao fotógrafo conseguir registos um pouco mais criativos e tecnicamente mais bem conseguidos.

Essa é a abordagem que as câmaras compactas avançadas pretendem alcançar, já para não falar dos modelos reflex SLR, que se destinam aos entusiastas da fotografia e aos utilizadores que desejam ir pouco mais longe na forma como encaram a fotografia.

As vantagens de recorrer a estes modelos de câmara são inegáveis, sejam estes mais profissionais (e caros) ou estejam situados nas entradas e patamares intermédios das gamas.

E a possibilidade de combinar com eles diversos acessórios complementares alargam ainda mais as capacidades do fotógrafo, já que utilizar objetivas diferentes, por exemplo, é vital para obter resultados acima da média entre os diversos géneros da fotografia.

Tal como é preciso não esquecer que um bom kit de fotografia deve incluir ainda um bom tripé, um cartão de memória rápido e “espaçoso”, uma mochila robusta e capaz de albergar todo o material, e ainda outros acessórios – como filtros, por exemplo –, que complementam cada sessão fotográfica dentro de fora de portas.

Conceitos e funcionalidades que deve conhecer…

Mas, à parte de todo o equipamento necessário e dos objetivos fixados pelo fotógrafo, há questões técnicas e alguns aspectos mais ou menos “universais” no mundo da fotografia e que o utilizador da câmara deve conhecer, perceber e explorar. Isto se quiser ter sucesso na hora de registar cada momento…

Estamos a falar não só dos modos de disparo e de como deve ser configurada a câmara, mas também de conceitos como velocidade de obturação, profundidade de campo, abertura, ISO e outros “palavrões” que nem sempre são entendidos na totalidade pelos utilizadores, o que faz com que estes muitas vezes “passem ao lado” de todo o potencial que uma câmara digital encerra.    

São muitos os outros pontos e aspectos a ter em conta no vasto (e “mágico”) mundo da fotografia (focagem, compensação de exposição, histograma, etc…), mas deixamos-lhe, através das imagens abaixo, os doze principais, por assim dizer. São estes que deve “aprofundar” para tirar melhor partido da sua câmara e conseguir surpreender os seus amigos com fotografias fantásticas no que resta destas férias de verão. Divirta-se!

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.