Um dos frutos mais apetecido da atualidade é o smartphone. Fotos e vídeos fantásticos, design de luxo, desempenho de topo, pagamentos, sistemas de segurança de última geração….

Estes equipamentos só têm mesmo um problema – o preço. Nem todos os utilizadores têm a capacidade de investir, 700, 800 ou mais de 1.000 euros num smartphone, e como tal têm de se contentar com os modelos mais acessíveis. É certo que um smartphone abaixo dos 200 euros não pode oferecer a mesma tecnologia inovadora que um equipamento mais caro, mas a verdade é que consegue fazer praticamente tudo o que os “grandes” fazem.

A evolução tecnológica é tão rápida, que estes smartphones mais baratos acabam por estar equipados com tecnologias e soluções bastante atuais e eficientes. Preço baixo não significa tecnologia ultrapassada ou mau produto. Pelo contrário, estes modelos oferecerem uma relação qualidade preço bastante atrativa. A qualidade, velocidade e funcionalidades extras podem ser um pouco mais reduzidas, comparativamente ao que é prometido por um smartphone de 1000 euros, mas continuam a ser ótimas opções de compra.

Veja na galeria de imagens alguns dos melhores smartphones que pode atualmente comprar por menos de 200 euros.

Os smartphones recondicionados são uma boa opção?

Sempre quis ter um iPhone ou um telefone de gama alta, mas não tem orçamento? Pode optar por um telefone recondicionado – smartphones que foram devolvidos ao fabricante (pela loja, revendedor ou cliente), e que são postos novamente à venda no mercado com preços bastante mais atrativos. Estes equipamentos são reparados, se necessário, limpos e reconfigurados com o software de origem. Quando são colocados à venda estão 100% operacionais e muitos deles com garantia.

A grande vantagem está no preço. Um iPhone 7 novo, por exemplo, que está à venda por aproximadamente 450 euros, pode ser comprado por 250 recondicionado. Apesar de estes equipamentos terem sido testados antes de entrarem nas lojas, vale a pena estar atento a alguns pormenores.

- Sempre que possível, opte por equipamentos com garantia.

- Compre estes equipamentos na loja da marca, ou em lojas de confiança. Existem inúmeros espaços na internet a vender telefones recondicionados, certifique-se que o espaço tem boa reputação.

- Analise as funcionalidades e tecnologias dos telefones. Por vezes um telefone de 200 euros já integra a mesma tecnologia que um modelo antigo de um grande marca. Verifique se faz sentido comprar um iPhone 6 recondicionado, por exemplo, quando já existem opções melhores ao mesmo preço.

Como escolher o melhor smartphone?

As regras para escolher um telefone com um preço mais acessível são exatamente as mesmas. Se valoriza as fotos e vídeo procure uma câmara com uma lente de melhor qualidade, para jogar privilegie o desempenho e o ecrã, e para chamadas e internet verifique a tecnologia de acesso e a autonomia.

Independentemente da opção, opte pelo modelo que melhores responde às suas exigências e estilo de vida, pesquise o modelo na internet, compare análises e preços, e experimente-o se for possível. É importante ter em conta que a dimensão e resolução do ecrã influenciam a autonomia, que a qualidade das câmaras não se mede só pelos megapíxeis, e que a capacidade de processamento é importante para quem privilegia a velocidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.