O insólito ensinou-nos que, muitas vezes, a realidade ultrapassa a ficção. Mas no que respeita às redes sociais, o que costuma verificar-se é que a ficção (ou o que se passa online) costuma espelhar a realidade.

Será, por ventura, com base nesta premissa que, chegado o final do ano civil, proliferam manchetes com os temas que marcaram o ano, atendendo aos tópicos que maior presença asseguraram em atualizações de estado e comentários a posts (publicações) nas redes sociais.

Por aqui, não somos imunes às tendências, pelo que decidimos partilhar com os nossos leitores as estatísticas divulgadas este mês por aqueles que são dois dos mais populares serviços nesta matéria: o Facebook e o Twitter.

Com diferentes abordagens ao conceito de media sociais, ambos contam com níveis de utilização capazes de impressionar mesmo quem apresenta maior "resistência" ao conceito. E é precisamente por isso que as estatísticas divulgadas este mês pelos dois sites têm merecido amplo destaque.

O Facebook, com 800 milhões de utilizadores e detentor incontestado do título de "maior rede social do mundo", será dos dois o que mais expetativa gerou na altura de revelar quais os "temas quentes de 2011". As revelações surgiram sob a forma de gráficos, num trabalho a que o serviço chamou "Memology 2011" - e que reuniu 56.346.557 Gostos (Likes) na rede social.

A morte de Osama Bin Laden foi o tema de que mais se falou este ano, segundo as contas da rede social - com base nas menções em atualizações de estado. O assunto, que em maio dominava os murais dos utilizadores do Facebook, bateu todos os restantes fenómenos de popularidade, como a morte de Steve Jobs, por exemplo.

O líder histórico da Apple foi o assunto mais falado em outubro, ocupando o 5º lugar do ranking global de tópicos, numa tabela da qual constam também temas como o casamento real britânico (6º lugar), a morte de Amy Winehouse, o lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 3 (8º lugar), o início das operações militares na Líbia (9º lugar) ou o furacão Irene (10º lugar).

[caption]Facebook Memology 2011[/caption]

Outro dos assuntos que mais deu que falar foi a demissão do ator Charlie Sheen da série Dois Homens e Meio (Two and a Half Men, no original), um tema que aparece também entre os tópicos mais populares no Twitter, onde ficou associado à hushtag #tigerblood.

A celebridade é ainda apontada (em nome próprio) como o mais falado na categoria Atores e surge associado ao top dos temas mais falados relacionados com Televisão, onde Two and a Half Men ocupa o segundo lugar da tabela.

[caption]twitter Hot Topics[/caption]

No caso do Twitter, a análise de Hot Topics encontra-se dividida em 14 categorias, atendendo também às menções feitas ao assunto nas mensagens (públicas) de 140 caracteres designadas tweets), que neste serviço têm uma função semelhante às "atualizações de estado" em plataformas como o Facebook.

[caption]hot Topics[/caption]

Para além das já referidas, a lista inclui categorias como Filmes, Música, Notícias Internacionais ou Tech. Esta última é claramente dominada pela Apple, com o primeiro lugar ocupado pela Mac App Store. iPad e iPhone ocupam, respetivamente, as 6ª e 7ª posições, num ranking onde ainda há espaço para o iPod, a fechar o Top 10.

Olhando para as estatísticas de categorias como a de Notícias Internacionais e a denominada Cidades e Países, fica claro o interesse dos utilizadores por temáticas como as revoltas no Egipto, o terramoto no Japão ou a captura de Osama Bin Laden.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No Facebook, as atenções voltam-se para estatísticas a respeito de quais as páginas de artistas cuja popularidade mais cresceu. O mesmo acontece com relação a Filmes, Séries de TV e Personagens de Ficção.

[caption]Facebook Memology 2011[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico