Faltam menos de quatro dias para a Consoada e nada faz prever que o tempo seja condescendente com aqueles que, como de costume, deixaram os presentes para última hora.

Corridas a centros comerciais e lojas de rua, pais em desespero e filhos em ânsias são cenários normais por esta altura do ano, mas também não vale a pena dramatizar. O essencial é rentabilizar recursos.

Já que as horas não esticam, ficando as compras online e encomendas complicadas fora de questão, o melhor é aproveitar as soluções simples e as promoções nas lojas que tenha "à mão".

Aqui ficam algumas sugestões para quem, em tempos de crise, não se pode dar ao luxo de deixar os atrasos resultarem num aumento do défice.

Começamos pelas soluções mais económicas para os mais pequenos.

[caption]Aprendo Música, Educa[/caption]

Apostando na premissa de que a criança que tem em casa tem assegurado acesso a equipamentos de base como um computador - nem que seja o dos pais - sugerimos-lhe que pondere o software didático "Aprendo Música", da Educa.

O pacote, dirigido a crianças entre os 5 e os 6 anos, é composto quatro jogos, que ajudam os mais novos a aprenderem a conhecer as notas musicais, identificar instrumentos pelo som e experimentar ritmos e melodias - enquanto se treinam na utilização do computador, sem que esta passe pelos muitas vezes "temidos" recursos online. A brincadeira está à venda por exemplo na Staples, por 9,99 euros.

[caption]bolsa Skin Clic[/caption]

Ainda a pensar nos mais novos, mas já mais independentes, donos do seu próprio nariz… e computador, temos para sugerir a bolsa Skin Clic, comercializada pela mesma loja ao preço de 9,90 euros.

Se ao invés de uma criança, quem precisa da bolsa para PC lá em casa é um graúdo, também possível encontrar soluções a preços convidativos, das skins às malas pra portáteis, há-as com preços a partir de 19,99 euros.

A Targus Clamshell 15/16" é um desses casos, e até traz um rato de oferta. A marca é veterana no segmento, se a estética ou a originalidade pesam muito ou pouco na decisão, já é algo que deixamos ao critério de cada um…

[caption]Targus Clamshell 15/16 + rato[/caption]

Caso a nova coqueluche do destinatário do presente seja um tablet, a Fnac tem várias soluções de proteção com preços semelhantes (rondam os 20 euros), como esta Be.ez Bolsa LA robe Samsung P1000 Galaxy Tab (Preto/Wasabi), que também existe com apontamentos em laranja, em vez de verde-lima.

[caption]Be.ez Bolsa LA robe Samsung P1000 Galaxy Tab[/caption]

Os ratos são outra das opções simples para quem procura uma prenda "em conta". Por serem úteis, dificilmente dececionarão um destinatário que seja utilizador assíduo de portáteis, netbooks e afins. Numa área em que a escolha é vastíssima, bastando um passeio pelas prateleiras da sua loja favorita para encontrar uma solução que lhe agrade, deixamos um exemplar a que achámos graça por ser simples, barato e ter a particularidade de contar com capas laváveis e amovíveis (de quatro cores diferentes). O rato Trust Cleanskin Colour custa 8,99 euros na Staples.

[caption]Rato Trust Cleanskin Colour[/caption]

Se o orçamento disponível estiver ainda mais nas lonas, porque não esquecer o rato e ficar-se pelo tapete? Na Fnac, por exmpelo, há uma coleção deles cheia de "pinta", com preços abaixo dos 6 euros. E a julgar pelo nome (Port Tapete Ecológico), ajudam a melhorar o ambiente...

[caption]tapetes rato Port Tapete Ecológico[/caption]

Os auriculares são outra das opções em que dificilmente se sairá mal. Primeiro porque quase toda a gente ouve música em andamento, pelo que precisa de uns auscultadores, e depois porque eles tendem a sofrer de mortes súbitas mais ou menos regulares. Ou será só nos casos em que frequentemente são deixados à solta em malas de senhora?

Também aqui, a escolha é vasta, embora os preços nem sempre estejam dentro do limite que aqui definimos hoje. Se procurar com cuidado, conseguirá porém manter-se dentro do orçamento estipulado.

[caption]seleção de auriculares à venda na Fnac por menos de 15 euros[/caption]

Na Fnac, por exemplo, há uns JVC (auricular HA-FX22 Azul) e uns iFrogz Auricular Earpollution Evolution Preto, que custam 14,99 euros.

Na Staples a oferta a preços inferiores a 20 euros é maior, com modelos da Sony, Philips e Seinheiser por valores entre os 4,99 e os 11 euros.

[caption]seleção de auriculares à venda na Staples por menos de 11 euros[/caption]

[caption]auriculares Hannah Montana[/caption]

Já o leque da Worten inclui, para além dos clássicos, propostas mais exóticas, como uns auriculares da Hannah Montana, que custam 7,99 euros e até incluem pendente a condizer.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes