Navegámos pelas principais lojas de artigos de informática e comunicação e pelos sites das operadoras, espreitando promoções, campanhas dedicadas à data e listagens de produtos e serviços para tirar as ideias que lhe propomos a seguir.



Não impusemos limites ao valor mínimo (isto para dizer que há propostas a "custo zero"…), mas achámos que podíamos fixar o valor máximo nos 50 euros.



Não seria uma má ideia sugerirmos-lhe que comprasse os produtos via Internet, onde por vezes os artigos têm preços (ligeiramente) mais baixos do que os praticados nas lojas físicas - estamos a lembrar-nos da Fnac, ou das lojas das operadoras de comunicações, por exemplo - mas possivelmente os tempos de entrega já não se coadunam com a data instituída.



A não ser que esse seja só um pormenor e que no dia propriamente dito posso considerar oferecer apenas um "comprovativo" da "surpresa" (o que pode ser perfeitamente justificado se a "pechincha" for considerável).



Aí, além das lojas eletrónicas propriamente ditas, poderia considerar os sites de leilões ou classificados, recursos cujo nível de atratividade parece estar a crescer entre os portugueses, interessados em poupar o mais possível. O TeK já tratou o tema mais do que uma vez - nomeadamente na sugestão 5 formas de poupar nas compras de Natal - onde pode conhecer alguns dos portais existentes nesta área.



Cerca de 1 euro (ou mesmo a custo zero…)



Acha que não? Já pensou nas lojas de aplicações? Ou mesmo nos operadores de
telecomunicações móveis, com os seus waiting rings,toques reais e polifónicos, etc.



[caption]Nome da imagem[/caption]

Espreite as propostas, e avalie aquelas que poderiam estar mais de acordo com os gostos do pai em questão. Só não se esqueça de verificar a compatibilidade com os dispositivos móveis usados…



Na TMN, por exemplo, os wainting rings custam 1,65 euros, mas atenção que é necessário considerar a contratação do serviço.



A compra do primeiro waiting ring ativa automaticamente o serviço, sendo que a primeira mensalidade é gratuita. A continuação do serviço implica o pagamento de 1,02 euros por cada mês de utilização.



Menos de 5 euros



Aqui vamos dar destaque aos acessórios relacionados com as comunicações. Cabos de ligação, carregadores e suportes de telemóveis para o carro, capas protetoras cabem perfeitamente neste valor e são hipóteses a considerar.



[caption]Nome da imagem[/caption]

É o caso do carregador para automóvel Micro USB da Worten, que custa 4,99 euros ou



Entre os 5 e os 10 euros



E que tal inverter papeis e carregar o telemóvel ao seu pai? Além da utilidade vai com certeza surpreender. Numa loja do operador, através de uma caixa Multibanco ou mesmo sem sair de casa, recorrendo ao homebanking é uma solução fácil.


E estamos a falar de um pai que gosta de música? Não, não vamos sugerir a compra de um MP3, mas antes a subscrição de serviços, como o da MyWay.

Entre as modalidades disponibilizadas está um serviço Premium, com um custo de 9,99 euros por mês que permite o download de 2.000 faixas por mês e a construção de playlists à medida.




Em redor dos 15 euros (ou talvez um pouco mais)



Com 15 euros disponíveis aconselhávamos o "investimento" em soluções de armazenamento. O valor não dará para comprar um disco externo, mas numa Pen USB já conseguirá capacidades de 8GB ou mesmo 16GB (adicionando mais uns euros).



É o caso de alguns modelos da King e da Integral encontrados na Rádio Popular , com o preço de 17,99 euros.



Entre os 20 e os 30 euros



E que tal pegar nas fotos antigas de família, digitalizar e mandar fazer um álbum? Ou mesmo agarrar nas pastas com as "minhentas" imagens registadas mais recentemente e selecionar algumas com o mesmo objetivo.



[caption]Nome da imagem[/caption]



Na Fotosport, por exemplo, as opções no Laser digital começam nos 20 euros.



No limite dos 50 euros



É um facto que ainda não há smartphones a 50 euros, mas também ainda há muitos melhores pais do mundo que não saberiam o que fazer com um. Por isso apostámos na sugestão de telemóveis "tradicionais", em que o que interessa mesmo é a possibilidade de fazer chamadas.



Neste caso além das lojas das operadoras, pode também considerar a visita à PhoneHouse
ou à Ensitel , para avaliar os modelos disponíveis.



[caption]Nome da imagem[/caption]



De qualquer forma, aqueles que quiserem muito "equipar" o seu familiar com um telefone mais inteligente (e que não se importem de gastar mais dinheiro), podem sempre espreitar a Montra Smartphones a menos de 100 euros e tirarem algumas ideias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé