Mais cedo ou mais tarde, os portugueses terão de familiarizar-se com as novas regras resultantes do Acordo Ortográfico de 1990, já que estas entrarão em vigor, irreversivelmente.

Nas últimas semanas o Acordo Ortográfico de 1990 conheceu novos "aderentes" entre os meios de comunicação portugueses. É o caso da agência Lusa, que assim se juntou aos anunciados como pioneiros Record e semanário Despertar - o mais antigo jornal de Coimbra -, que decidiram avançar logo em Janeiro de 2009, altura em que se iniciou o período oficial de transição.

Já o semanário Sol promete aplicar as novas regras do Acordo Ortográfico ainda em Fevereiro, enquanto outros, como o Expresso e o Diário Económico, remetem a adopção para os próximos meses.

O exemplo dado pelos média em aderir ao Acordo Ortográfico é encarada por muitos como um importante passo na chamada de atenção que a questão merece. "Significa que a Comunicação Social portuguesa finalmente está atenta e desperta para a importância que ela mesma tem na entrada em vigor de tão importante instrumento de consolidação e internacionalização da língua portuguesa", na opinião do professor catedrático Carlos Reis.

Ao mesmo tempo que aumenta a lista de "adoptantes" entre as publicações, cresce também o número de recursos disponíveis a partir da Internet. Historial, reproduções do documento oficial, vocabulários e correctores estão a um clique de distância.

Priberam e Porto Editora são duas empresas que têm disponíveis online, desde início, ferramentas e conteúdos dedicados ao novo acordo.

Conversores, correctores, textos integrais do Acordo anotados ou "guias" são alguns dos recursos apresentados a partir do Flip (da Priberam) ou do Português Exacto (da Porto Editora), já mencionados na Sugestão TeK: Português correcto ou Português correto?.

No www.flip.pt a secção mais acedida pelos cibernautas que procuraram esclarecer dúvidas relacionadas com a aplicação do Acordo Ortográfico é, segundo os responsáveis pelo portal, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que nos primeiros quinze dias de Janeiro ultrapassou o corrector ortográfico e sintáctico disponível no site.

[caption]Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa[/caption]

A Porto Editora confirma também a aposta neste tipo de ferramenta, com o anúncio recente da disponibilização online gratuita do seu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).

[caption]Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa[/caption]

O novo recurso, lançado originalmente em Outubro último, pode ser acedido a partir do Infopedia e permite pesquisar mais de 180 mil vocábulos representativos do património lexical da língua portuguesa, dando informação sobre classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares no feminino, plurais de compostos, estrangeirismos, abreviaturas, etc.

Destaque para um outro vocabulário ortográfico online, da responsabilidade do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), ainda em desenvolvimento, que ainda este mês deverá passar a contar com cerca de 200 mil palavras e que poderá a partir do endereço www.portaldalinguaportuguesa.org.

[caption]Vocabulário Ortográfico do Português[/caption]

Para quem queira saber mais sobre o assunto, além do Vocabulário Ortográfico do Português, o Portal da Língua Portuguesa, apresenta também um Vocabulário de Mudança, que contém todas as palavras que passam a escrever-se de maneira diferente, indicando para cada uma as grafias anteriores e a grafia nova; legislação relativa aos acordos ortográficos firmados; e um texto que apresenta as mudanças do Acordo Ortográfico de 1990 face ao Acordo de 1945, vigente em Portugal, PALOP e Timor, e face ao Formulário Ortográfico de 1943, em uso no Brasil.

Para este mês, o ILTEC prevê igualmente a disponibilização de outras ferramentas gratuitas a partir do Portal da Língua Portuguesa, nomeadamente um conversor e verificador que permitirão editar e rever documentos conforme as novas regras ortográficas.