
A popularidade do Instagram está a ajudar a impulsionar a adesão de muitos utilizadores anónimos e de celebridades ao novo formato de vídeo, e em apenas 24 horas foram colocados online mais de 5 milhões de clips de vídeo.
Nos momentos de pico terão sido carregadas mais de 40 horas de vídeos por minuto, com a derrota da equipa de San Antonio Spurs perante os Miami Heat nas finais da NBA a justificar o maior número de clips.
Os números são impressionantes, sobretudo porque as aplicações para iOS e Android limitam a duração de cada vídeo a 15 segundos, o que mostra bem a adesão conseguida entre a base de 130 milhões de utilizadores ativos.
A facilidade de utilização, em conjunto com a possibilidade de adicionar efeitos e filtros de forma fácil, podem ser a combinação certa para o já mais do que antecipado sucesso da nova funcionalidade.
Aliás, foi esta uma das fórmulas que garantiram o êxito do Instagram quando ainda só se podiam partilhar fotografias e que levaram à aquisição milionária pelo Facebook, depois da disputa com outros interessados. O valor desembolsado foi de 715.000.000 de dólares, embora inicialmente se tenha falado em mil milhões de investimento.
Até agora o vídeo que garantiu mais "Gostos" foi uma mensagem da estrela pop Justin Bieber, que fala precisamente da nova funcionalidade do Instagram... Mais de 1,27 milhões de utilizadores já colocaram um Gosto no post de vídeo em que o cantor de 19 anos aparece de uma forma muito descontraída, em tronco nu.
[caption][/caption]
Não é de estranhar que Justin Bieber conseguisse rapidamente saltar para a liderança no Instagram despois de ser uma das personalidades mais seguidas no Twitter e ter mantido o recorde de vídeos mais vistos no YouTube até o cantor coreano Psy o destronar...
As quase 800 fotos mais ou menos informais que tem carregado no Instagram já garantiram à estrela pop mais de 9,23 milhões de seguidores no serviço, mas agora as mensagens de vídeo parecem abrir novas possibilidades de "contacto" com os muitos fãs.
Entre muitos anónimos que povoaram o serviço com os seus "Hello World" contam-se também outros nomes famosos, como a cantora Madona, Jimmy Fallon e LeBron James.
LeBron James revela também uma atitude muito informal fazendo o seu vídeo recostado numa cama, ou sofá. A mensagem do jogador de basquete norte americano não podia deixar de ser sobre a vitória dos Miami Heat e talvez por isso tenha já ultrapassado os 400 mil Likes.
Madona optou por mostrar uns passos de dança, gravados na casa de banho, mas que só conquistaram 43 mil Likes.
[caption][/caption]
As principais marcas mundiais, sempre atentas à comunicação através das redes sociais, também já estão a explorar as potencialidades do Instagram. A General Electric e a Burberry são dois dos exemplos dos que avançaram mais rapidamente.
Em português as primeiras aparições são para "apalpar o terreno", nem sempre com revelações pessoais e com números muito menos expressivos em Likes.
O músico Legendary Tiger Man já fez também as suas experiências no novo formato de vídeo, com um slow motion do Porto ao amanhecer que acompanha as quase 2 mil fotos já publicadas no serviço.
David Fonseca, que não deixa passar estas oportunidades em branco, também já tem um vídeo de teste, filmado a partir da janela de um carro em andamento...
Se gosta de comédia passe ainda pelos perfis de Nuno Markl e Salvador Martinha, onde pode apreciar uma vista (rápida) do Rio de Janeiro e um monólogo frente ao espelho.
Estamos ainda à procura de outras utilizações de vídeo "Made in Portugal", populares ou originais. Se descobrir mais alguma partilhe!
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários