Há mais de um ano que o mundo está a experienciar a pandemia da COVID-19, com diferentes vagas que obrigam ao teletrabalho e ensino em casa como medidas de confinamento. Essa condição fez disparar o mercado de equipamentos eletrónicos, nomeadamente computadores portáteis, tablets e smartphones. Mas a procura dos equipamentos não está alinhada com a oferta, pois as fabricantes têm demonstrado grandes dificuldades em manter as suas linhas de produção, devido à escassez de componentes essenciais.

E essa matéria-prima é a base para praticamente toda a tecnologia, e sejam computadores ou consolas de videojogos, e tão cedo não deve normalizar. Os especialistas apontam apenas para o segundo semestre do ano o retorno à produção em larga escala, e isto se a situação pandémica se normalizar, sobretudo no que diz respeito à vacinação das populações.

Vale mesmo a pena comprar smartphones em segunda-mão e “refurbished”?
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Isto quer dizer que procurar um novo equipamento, dentro do orçamento que tem disponível, do modelo que tem em mente e respetivas especificações pode ser difícil. E os smartphones topo de gama são normalmente bastante caros, muitos deles inacessíveis para a situação atua. E dessa forma, o mercado de equipamentos em segunda-mão é cada vez mais válido e tem cada vez mais ofertas. Os grandes retalhistas já se adaptaram a esta realidade de vender equipamentos recondicionados ou “refurbished”, que são aqueles que foram devolvidos à fabricante por estarem danificados ou partidos, mas que depois de reparados são revendidos pelos mesmos ou os seus parceiros como “semi-novo”. E neste caso, há cada vez mais locais onde pode procurar smartphones com preços mais acessíveis.

Questões a ter em conta na compra de um equipamento usado

Apesar de cada vez mais populares, os equipamentos vendidos como usados ainda são vistos com alguma desconfiança, sobretudo no que diz respeito a componentes que não são visíveis de imediato, tal como o estado da bateria, circuitos internos, e outros. Por isso, talvez deva colocar algumas questões no ato da compra, para que não se arrependa mais tarde.

A primeira questão é, claro, entender o estado geral do produto, e compreender se a venda diz respeito um equipamento em segunda-mão ou um “refurbished”. No primeiro caso deve ter em conta a antiguidade do smartphone, porque quanto mais antigo, mais possibilidade de ter a sua bateria viciada, por exemplo, ainda que as empresas que vendem podem, ou não, substituir as mesmas. Como referido, um “refurbished” é um smartphone praticamente novo, que foi colocado à venda sem qualquer utilização prévia, pois foram reparados os respetivos defeitos, tais como ecrãs partidos ou capa com riscos.

O segundo aspeto a ter em conta é se o smartphone está ou não bloqueado a uma operadora. Ou seja, deve perguntar se o smartphone que está a adquirir não pertencia a algum utilizador com fidelização a uma operadora de telecomunicações, e nesse caso, trancado à mesma. Se estiver desbloqueado pode utilizar com qualquer operadora que trabalhe. Obviamente que esta preocupação se relaciona igualmente com equipamentos novos, que podem ser adquiridos com bons descontos através de uma fidelização, mas no ato da venda, este está trancado à empresa que o vendeu. As operadoras poderão desbloquear o smartphone para trabalhar com outra empresa, mas poderá ter custos associados.

Por fim, deve verificar na oferta que acessórios estão incluídos na caixa, como por exemplo o cabo e o adaptador de carregamento, assim como os auriculares, se deve ou não adquirir em separado. Ou provavelmente, caso dispense os mesmos, se consegue qualquer tipo de desconto sobre os equipamentos. Considerando que alguns novos smartphones começaram a ser lançados nas lojas sem o carregador, isso vai refletir-se na compra em segunda-mão, pelo que deve precaver-se.

Se está a pensar em adquirir um smartphone usado, verifique ainda se existem campanhas ou a possibilidade de devolver o seu equipamento. É possível que venha a abater algum desconto entregando o seu velho modelo à troca.

Conheça oito lojas e serviços que oferecem smartphones usados:

1 - Worten – Diferentes marcas disponíveis

A Worten tem um Marketplace de smartphones em segunda-mão, focada em diferentes fabricantes, desde a Samsung, como a Huawei. No entanto, os iPhones são o principal foco da empresa, através do seu programa ReUse, numa mensagem ecológica para diminuir o lixo eletrónico. Diz mesmo que por cada iPhone com o selo ReUse vendido, poupa-se 163 gramas de lixo eletrónico no meio ambiente.

Os seus smartphones têm origem em programas de retoma da Worten, renovações de contrato de leasing, produtos que foram expostos nas lojas, entre outros equipamentos oriundos de parceiros internacionais focados na economia circular de produtos eletrónicos. É referido que os equipamentos com selo ReUse têm garantia de 12 meses, que podem ter um desconto até 50% do valor do mesmo como novo e que foram testados com rigor. Os utilizadores podem fazer a devolução do mesmo num prazo de 30 dias por insatisfação. Até ao dia 19 de abril, as encomendas acima dos 49,90 euros podem ser entregues em casa gratuitamente.

2 - FNAC – Diferentes marcas disponíveis

A FNAC promete poupanças até 40% em smartphones recondicionados, através da sua marca FNAC Restart. Os equipamentos têm uma garantia de 12 meses e aquilo que chama de “Certificação TEKKIES” para os produtos usados e recondicionados (refurbished). Os iPhones também são o grande destaque deste Marketplace, mas também vai encontrar modelos da Samsung, Huawei, Motorola, Sony, entre outras marcas. Tenha ainda em conta que nem todos os equipamentos vendidos no Marketplace pertencem à FNAC, mas sim a parceiros da empresa devidamente identificados.

3 - iServices – iPhone recondicionados e reparações

Do iPhone 8 ao mais recente iPhone 12, a iServices é especialista em reparações de smartphones da Apple, mas também oferece diversos modelos recondicionados que podem ser adquiridos diretamente nas suas lojas. Tem uma política de devolução ou troca até 14 dias após a receção dos equipamentos, desde que não os tenha utilizado, que mantenham as características originais e etiquetas intactas e claro, que os mesmos estejam completos, conforme os adquiriu. Poderá pedir o reembolso até 10 dias úteis dos montantes pagos. Para além dos smartphones, também poderá encontrar outros produtos da Apple, incluindo MacBooks, Apple Watch e o iPad.

4 - Swappie – Apenas modelos iPhone

A Swappie chegou a Portugal no verão do ano passado, e tem vindo a afirmar-se como uma das lojas online de recondicionados com maior expressão, devido às suas campanhas constantes de promoção. A empresa tem especialistas que fazem testes profundos aos equipamentos antes de serem colocados à venda, mais concretamente 52 partes.

Todos os smartphones têm garantia de 24 meses, com a promessa de um equipamento novo se surgirem falhas durante o período. E os clientes podem devolver até 14 dias. A empresa tem como principal objetivo combater as burlas online de falsas vendas de equipamentos, e por isso tem atenções redobradas no seu ecossistema, como já tinha contado ao SAPO TEK. A empresa promete que as baterias têm, pelo menos, 80% da capacidade original, além de que todos os smartphones estão desbloqueados.

5 – Forall Phones – Apenas modelos iPhone

Mais uma loja com oferta de equipamentos da Apple, prometendo negócios de recondicionados com até 50% de desconto. Promete entregas rápidas até 5 dias úteis dos equipamentos comprados e 1 ano de garantia dos mesmos. A empresa pretende ajudar nas decisões dos clientes e oferece um apoio ao cliente através de uma videochamada, numa experiência semelhante à visita de uma loja presencial. A empresa promete equipamentos 100% funcionais e atualizados pelos seus técnicos. E caso não esteja satisfeito, nos primeiros 14 dias pode pedir o reembolso ou escolher outro equipamento.

6 - PC DIGA – iPhones e computadores recondicionados

Na política da PC DIGA, um recondicionado são todos os produtos que foram abertos, reparados RMA (Return Merchandise Authorization) ou devolvidos pelo consumidor, com amolgadelas ou riscos. Por não ter a embalagem selada, o seu preço é reduzido, mas com a garantia de que os seus produtos estão intactos e prontos a utilizar. Apesar de ter um grande foco nos computadores, por ser o seu negócio principal, a empresa oferece iPhones recondicionados, podendo encontrar até modelos mais antigos, da sexta geração.

7 – Back Market – Smartphones, tablets e computadores

O Back Market é uma especialista francesa em equipamentos recondicionados que também já opera em Portugal. Não vende apenas smartphones, como também computadores, tablets e smart watches, com a missão de querer também democratizar o mercado de equipamentos eletrónicos em segunda-mão. A empresa refere que todos os produtos são restaurados por técnicos especializados, e todos funcionam a 100%, mesmo que tenham algum desgaste ou arranhões na sua apresentação.

A empresa tem um programa para vendedores afiliados, em que os seus produtos passam por uma triagem rigorosa, com o objetivo de obter o Back Label, o selo de garantia da marca. Caso os vendedores não cumpram os standards e tenham incidências nas queixas, os seus indicadores de qualidade vão descer e os clientes vão ver isso de forma transparente, refere a empresa. Oferece dois anos de garantia, 30 dias à experiência e até 70% de descontos em relação aos novos.

8 – Smart Talk – Smartphones de várias marcas

A Smart Talk é uma cadeia de lojas de smartphones, equipamentos e acessórios espalhas pelo país. E tem como principal objetivo a comunicação com o consumidor, apostando as suas fichas no apoio ao cliente, como o nome deixa antever, com suporte 24/7. A loja tem diversas campanhas de retoma de equipamentos usados na aquisição de novos, e por isso disponibiliza-os também para venda com bons descontos.

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