O Natal aproxima-se e os operadores móveis multiplicam as campanhas aproveitando a quadra para chamar à atenção dos clientes e potenciais clientes. Já tínhamos falado nas promoções relacionadas com equipamentos. Hoje damos espaço às promoções ligadas a serviços móveis. Para comunicações locais, em roaming, ou para animar um toque ou um tempo de espera as propostas multiplicam-se.

Começando pelas propostas ligadas ao roaming, a TMN tem em vigor desde o dia 28 de Novembro e até 10 de Janeiro o Fale de Lá ao Preço de Cá. É assim o nome da promoção válida para comunicações realizadas a partir de qualquer país da União Europeia. Consultando os detalhes específicos da promoção percebe-se que há algumas nuances a distinguir os preços das comunicações locais dos apresentados na proposta.

[caption]TMN[/caption]

A comparação é feita com dois tarifários específicos das ofertas pré e pós-paga e é necessário adicionar 0,50 euros a cada chamada, para além do valor por minuto. Traduzindo: um cliente pós-pago paga por minuto 0,308 euros por minuto, numa chamada realizada a partir de qualquer um dos países abrangidos.

Um cliente pré-pago deve contar com 0,361 euros no primeiro minuto de cada chamada efectuada e 0,310 euros nos minutos seguintes. Em qualquer um dos casos há que adicionar 0,50 euros a cada chamada efectuada. Tráfego de voz recebido, videochamada, SMS, GPRS ou MMS não estão abrangidos pela promoção.

Roaming mais barato

Também nesta área do roaming, a Optimus estende até 31 de Dezembro uma promoção que em troca de um euro oferece ao cliente 100 minutos de comunicações no estrangeiro. Nota importante para quem planeia aderir é que o leque de países abrangidos é restrito e nesses apenas alguns operadores suportam a promoção. Em Espanha é o caso da Telefónica ou Movistar, na Alemanha a O2, na Suécia a Tele2, na Suíça a Swisscom, no Brasil a Oi e na Austrália a Telstra.

[caption]Optimus[/caption]

A promoção pode ser activada gratuitamente através de SMS, definindo o país a partir do qual se pretende usufruir dela e só é válida para clientes com roaming contratual.

Voltando à oferta da TMN há ainda espaço na página Web criada para mostrar as ofertas da operadora dirigidas à quadra, para uma promoção relacionada com a banda larga móvel. Os clientes que aderirem a uma das propostas da empresa nesta área usufruem do mês de adesão e da primeira mensalidade gratuitas, para adesões até 31 de Dezembro. A oferta da TMN nesta área começa nos 2 Mbps, com 1 GB de tráfego incluído e os 14 Mbps (no site também se anunciam velocidades de 21,6 Mbps mas como indisponíveis no momento) com 6 GB de tráfego incluído. O mesmo leque de opções disponíveis na concorrência.

Os toques também motivam uma oferta natalícia da empresa, neste caso os Waiting Rings. A proposta é de que o cliente adira sem custos durante um mês a esta forma de animar o tempo de espera até que este atende a chamada no seu telemóvel. Esta campanha de Natal só é válida para clientes pré-pagos.

A Optimus, por seu lado, usa os Calling Ring para uma campanha de solidariedade. Cada toque musical activado (um por cliente) desencadeia uma doação de 0,50 euros da empresa à Instituição Sol.

Multiplicar o saldo

A Vodafone repete neste Natal uma receita antiga e dá aos clientes a possibilidade de nos meses seguintes multiplicarem por 10 o saldo gasto em Dezembro. Com um custo de adesão de 3 euros a promoção é limitada a chamadas nacionais de voz na rede. Ou seja, só vale entre "Vodafones". No Roaming a empresa mantém activo o Vodafone Travel, que também oferece condições especiais para comunicações em roaming a partir de um leque de 19 países, nas redes Vodafone.

[caption]Vodafone[/caption]

Outras regras importantes são que o valor total de chamadas na rede está fixado nos 2,500 euros e o timing para gastar o valor devolvido e multiplicado por 10 é de 30 dias. Quem achar que não consegue ir tão longe, mas pretenda mesmo assim aproveitar a promoção pode optar por uma segunda alternativa. Receber de volta apenas o que consumiu em Dezembro, sem limite de tempo para consumir o saldo devolvido e sem restrições relativamente ao tipo de comunicação realizada, ao contrário do que acontece na modalidade anterior onde o valor devolvido também só pode ser gasto em chamadas de voz para a rede. O custo de adesão é neste caso, da mesma forma, de 3 euros. A adesão é possível por telefone ou SMS e pode ser feita até 20 de Dezembro.

A TMN propõe algo semelhante. O utilizador carrega o telefone com 15 euros e ganha um crédito de 150 euros para gastar durante 30 dias. O plafond ganho só pode ser usado em chamadas de voz para dentro da rede e a promoção é válida para clientes pós e pré-pagos. Estes últimos têm de ter um saldo de, pelo menos, 15 euros para conseguir activar a promoção, que é automaticamente tirado da conta na altura da adesão.

Importa sublinhar que algumas destas promoções não são na verdade exclusivas do Natal. Em alguns casos já existiam e noutros existiram em alturas específicas do ano, como o Verão. Merecem destaque nesta montra mesmo assim porque têm "honras natalícias" na comunicação dos operadores por estes dias.

Fora dos operadores de rede também existem campanhas específicas para o Natal, como a veiculada pelo Phone-ix que oferece saldo em comunicações na compra de cartões telefónicos, equipamentos ou serviços de Internet.