Uma plataforma Web dedicada aos mais pequenos que permite o desenho colaborativo em tempo real entre diferentes escolas, uma aplicação informática de auxílio ao diagnóstico médico ao rastreio do cancro da pele, um portal interactivo orientado para a utilização dos microprodutores. Estes são alguns dos projectos que os alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP desenvolveram este ano, em parceria com um conjunto de empresas.

As soluções são criadas no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projectos (LGP), e o objectivo é desenvolver um produto à medida de determinada "empresa-cliente".

Estes "clientes" identificam áreas onde supostamente precisam de investir e lançam esse desafio aos estudantes, que dispõem de um semestre para desenvolver as aplicações informáticas.

Primavera Software, PT Inovação, BPI, ShortCut, Gaianima, EFACEC, Inova+, DocksGroup, Microsoft, Glintt HS, Tecla Colorida e SAGE foram os parceiros da FEUP na edição deste ano do LPG, para cada um dos quais foi desenvolvida uma solução. BPI Kids, Cancer Analysis System e Know-How Center são três exemplos entre os 12 projectos resultantes, todos com potencial de aplicação, garantem os mentores.

Produto: BPI Kids

Cliente: Banco BPI

Site: http://www.web4kids.pt.vu

[caption][/caption]

O projecto BPI Kids tem como ideia principal transmitir, de forma apelativa e lúdica, conceitos básicos relacionados com a cultura financeira ao segmento jovem de idades sub-14, a partir de um site.

Perante tal objectivo, os mentores do projecto dizem ter apostado num design próximo do utilizador com facilidade de uso, que incentiva as crianças a descobrir e a aprender e as motiva para regressarem ao site, nomeadamente através de actividades onde podem ganhar pontos e um ambiente próprio no qual os podem gastar.

Com esta iniciativa pretende-se melhorar a cultura financeira dos portugueses desde cedo, considerando que os próprios pais vão também aprender em conjunto os filhos.

Produto:CAS

Cliente: Inova+

Site: www.inspir8.pt.vu

A aplicação informática Cancer Analysis System visa ajudar os médicos dermatologistas a realizarem rastreios e diagnósticos do cancro da pele.

[caption][/caption]

A aplicação funciona com base em imagens retiradas pelo médico ao sinal do paciente: o sistema realiza uma análise ao sinal e atribui um grau de gravidade (cancerígeno ou não) com base no tamanho, cor, diâmetro, regularidade, histórico paciente e também na forma como evoluíram outros sinais com as mesmas características.

A solução permite verificar a evolução de um dado sinal ao longo do tempo e realizar comparações entre eles. Existem outras características gerais de gestão da informação do sistema (gestão paciente, gestão utilizador...).

Segundo os seus mentores, uma das mais-valias da aplicação é o facto de ser desenhada e implementada de acordo com as especificações do cliente para a qual foi desenvolvida o que, a longo prazo permitirá determinar de forma não invasiva a gravidade do sinal, evitando assim a biópsia e diminuindo o tempo de espera do resultado.

Produto:Microsoft Know-How Center

Cliente: Microsoft

Site: www.awesoft.pt.vu

[caption][/caption]
O Microsoft Know-How Center é direccionado a parceiros Microsoft e managers do Programa de Parceiros e pretende solucionar a falta de informação útil centralizada para estes grupos.

O objectivo é que esta ferramenta permita que os parceiros acedam rapidamente às novidades do mercado e a formas interactivas de aprender e testar os seus conhecimentos sobre os produtos Microsoft. Desta forma o parceiro ficará muito melhor preparado em termos comerciais, potenciando a sua capacidade de venda.

Tomando partido da mais recente base de dados SQL Azure, este produto permite também aos managers do Programa de Parceiros disponibilizar online qualquer conteúdo que pretendam (desde áudio, vídeo, texto ou até formações), e "testar" de perto, e com mais precisão, os conhecimentos dos parceiros em relação aos produtos Microsoft.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.