Já se sabe que qualquer tema que interesse os internautas é utilizado pelos hackers que aproveitam para tirar partido da curiosidade ou interesse para disseminar spam, roubar informação ou os números de cartões de crédito. A morte de Michael Jackson, vídeos supostamente "picantes" de modelos ou actrizes famosas estão no top dos mais utilizados como pretexto, mas algumas festas marcadas no calendário não escapam.
As festividades de Natal, mais propícias ao envio de emails e de cartões de boas festas, assim como às compras online e à procura das melhores promoções, acabam por ser também uma "época forte" nos ataques à segurança informática.
São por isso várias as entidades que apontam algumas recomendações para reforçar a protecção face a estes esquemas fraudulentos, de forma a gozar melhor este período e evitando os receios de fazer compras na Internet.
Os conselhos básicos aplicam-se a qualquer época do ano, sobretudo ao nível do recurso ao bom senso, sem acreditar em promoções fantásticas, utilizando o cartão de crédito apenas em sites seguros e em lojas de comerciantes reconhecidos, que cumpram a legislação de protecção ao consumidor.
A utilização de passwords fortes, manter o PC livre de vírus, worms e troianos e guardar a informação das compras feitas em papel também são recomendáveis...
Mas, mesmo assim, há sempre golpes mais disfarçados, que a McAfee elencou esta semana numa lista das 12 principais ameaças à segurança na época de Natal, que lhe deixamos aqui.
1- Phishing de beneficiência
[caption][/caption]O espírito de maior generosidade de acompanha o Natal é usado para o envio de mensagens de correio electrónico que simulam emails de organizações de caridade e que apontam para sites falsos onde se tentam recolher donativos, roubando o dinheiro, informação e números de cartão de crédito dos mais crédulos.
2 - Fraudes com cartões electrónicos
A crescente substituição dos tradicionais postais de Natal enviados por correio pelas versões electrónicas é um verdadeiro maná para os hackers já que normalmente apontam para um link confuso e intrincado, ou para o download de um ficheiro...
3- Fraudes com emails de bancos
A necessidade de verificar a aprovação de compras feitas online, ou de manter a conta bancária sob uma vigilância mais rigorosa, é aproveitada também para aplicar esquemas de phishing que simulam informação de entidades bancárias.
[caption][/caption]
4 - Facturas falsas
A coberto do nome de lojas online ou de serviços de entrega expresso, as mensagens de email podem pedir os dados dos cartões de pagamento de forma a creditar devoluções, ou a garantir as entregas, escondendo vários tipos de malware.
5 - Pedidos de amizade falsos
Esta é também uma forma de enganar os utilizadores que no Natal estão mais sensíveis a reatar amizades ou a alargar as suas redes de amigos, através de mensagens que parecem ser enviadas a partir das redes sociais mais populares.
6 - Pesquisas perigosas
Não se trata de pornografia ou terrorismo, mas a McAfee avisa que algumas pesquisas podem trazer resultados amargos, sobretudo quando nos mostramos mais disponíveis para descarregar uma imagem animada, ou um tema de Natal para o desktop...
[caption][/caption]
7 - Ofertas de emprego
Quando o dinheiro é curto para tudo o que se quer comprar, às vezes é fácil cair no erro de abrir um link para um site que oferece um emprego temporário onde se trabalha pouco e se ganha muito...
8 - Roubo de passwords
Esta é das ameaças que persiste ao longo do ano mas que pode ter efeitos mais perniciosos no Natal, recolhendo as passwords registadas no teclado através de keyloggers ou mesmo dos teclados virtuais para aceder à conta bancária ou usar o cartão de crédito.
9 - Fraudes em leilões
Os leilões não escapam desta lista das fraudes mais persistentes na época de Natal. Por isso se um produto tem um preço demasiado bom para ser verdade, se calhar é melhor não o comprar...
10 - Emails de Boas Festas e Spam
Só daqui a algumas semanas é que a sua caixa de correio vai começar a ser inundada com os tradicionais emails de boas festas, de colegas e amigos, que se disputam para ver quem consegue ser mais original e ter mais Pais Natais a atirar prendas, neve a cair e renas a abanar a cabeça. Nem todos serão verdadeiros e vale a pena considerar que links vai seguir e que ficheiros descarrega para o computador.
[caption][/caption]
11 - Roubo de identidade online
Já referido noutras fraudes, o roubo de identidade em sites onde mantém uma assinatura ou uma identificação pode trazer problemas pela compra de produtos não desejados ou mesmo acesso a dados de pagamento. Verifique sempre se os sites são seguros antes de se autenticar.
12 - Ransomeware
Ao simular que o computador tem um vírus, este troiano finge que está a fazer correr o antivírus, avisa que foi encontrada a ameaça e pede-lhe para registar e pagar um software de segurança falso para eliminar o problema, ao mesmo tempo que impede o acesso ao sistema e às aplicações enquanto o pagamento não for feito.
Com a lista bem estudada não há qualquer razão para que se torne uma vítima de problemas de segurança online nesta época de Natal. Já sabe: é preciso manter os olhos bem abertos e desconfiar, questionando qualquer pedido que considere estranho e doseando os downloads de ficheiros não identificados e acesso a sites suspeitos, assim como os preços e ofertas milagrosas...
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários