![Sugestão TeK: Publicidade em que os consumidores participam](/assets/img/blank.png)
A publicidade é uma "ciência" cada vez mais complexa, à medida que dispõe de um maior número de instrumentos de medição da sua taxa de sucesso. Por outro lado, da parte do consumidor também se vão ganhando algumas resistências que é preciso contornar.
Os métodos para passar uma mensagem publicitária querem-se, por isso, cada vez mais criativos e menos "intrusivos". Procuram-se novas formas de mover o consumidor e impõem-se recursos mais apelativos, onde a tecnologia pode ser um bom aliado.
Pela última edição do festival de publicidade Eurobest, realizado em Lisboa entre 28 e 30 de novembro último, passaram vários exemplos de marcas que decidiram recorrer à tecnologia para criarem mais afinidade e envolvência com os consumidores, convidando-os a abandonar a habitual postura de simples recetáculos da mensagem publicitária e a participarem nas suas ações.
Criado pela Publicis Brussels para a Repórteres sem Fronteiras, o Talking Prin Ad é um bom exemplo. A campanha, premiada por várias vezes, recorre a imagens impressas, QR Codes e iPhones em nome da liberdade de imprensa.
As imagens são fotos de ditadores conhecidos (alguns entretanto falecidos…) e o objetivo é levar a que os leitores coloquem o seu iPhone na boca desses líderes para ouvirem algumas das verdades sobre os regismes que estes lidaram (ou lideravam…).
A mensagem é direta: "Because there are mouths that will never speak the truth" - "Porque há bocas que nunca dirão a verdade".
O vídeo disponibilizado no YouTube explica a campanha:
Continuando na área dos recursos multimédia, a Philips decidiu lançar a campanha "Obsessed with sound", querendo mostrar aos consumidores que está absolutamente empenhada em oferecer "som de qualidade" nos produtos da gama áudio.
Com tal objetivo criou um vídeo interativo para a música "I'm no prototype", gravada em 55 faixas separadas, com a participação da Metropole Orchestra, que permitem que os internautas isolem cada um dos instrumentos utilizados (e músicos), à medida que vão vendo o vídeo, para explorar os detalhes da composição.
O projecto está online no endereço www.sound.philips.com/ows.
Já a Foot Lockers aproveitou o conceito da Web 2.0 para tentar criar a maior comunidade virtual de ténis do mundo. A Sneakerpedia funciona como se fosse uma rede social e, ao mesmo tempo, uma enciclopédia de ténis.
[caption][/caption]
Aqui os "amantes" do género são convidados a fotografarem os seus ténis e a criarem perfis que os descrevam. Desta forma a equipa que gere o site disponibiliza informação diversa sobre os diferentes modelos já lançados, que pode ser pesquisada por categorias, gostos e interesses.
Os métodos da Samsung para promover a funcionalidade de deteção de sorrisos das suas máquinas fotográficas na Áustria foram mais rudimentares, mas afinal continuamos a falar de tecnologia, neste caso relativamente à marca e ao produto em causa.
A fabricante sul-coreana pegou nas suas máquinas e saiu para a rua para contabilizar sorrisos, num país que se diz sisudo por natureza e a campanha fez sucesso.
[caption][/caption]
Estes foram apenas alguns exemplos de anúncios que "puxam" pelo consumidor recorrendo às tecnologias, neste caso retirados da listagem de campanhas que estiveram a concurso na mais recente edição do Eurobest. Mas há muitos mais. E cada vez mais.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários