A publicidade é uma "ciência" cada vez mais complexa, à medida que dispõe de um maior número de instrumentos de medição da sua taxa de sucesso. Por outro lado, da parte do consumidor também se vão ganhando algumas resistências que é preciso contornar.

Os métodos para passar uma mensagem publicitária querem-se, por isso, cada vez mais criativos e menos "intrusivos". Procuram-se novas formas de mover o consumidor e impõem-se recursos mais apelativos, onde a tecnologia pode ser um bom aliado.

Pela última edição do festival de publicidade Eurobest, realizado em Lisboa entre 28 e 30 de novembro último, passaram vários exemplos de marcas que decidiram recorrer à tecnologia para criarem mais afinidade e envolvência com os consumidores, convidando-os a abandonar a habitual postura de simples recetáculos da mensagem publicitária e a participarem nas suas ações.

Criado pela Publicis Brussels para a Repórteres sem Fronteiras, o Talking Prin Ad é um bom exemplo. A campanha, premiada por várias vezes, recorre a imagens impressas, QR Codes e iPhones em nome da liberdade de imprensa.

As imagens são fotos de ditadores conhecidos (alguns entretanto falecidos…) e o objetivo é levar a que os leitores coloquem o seu iPhone na boca desses líderes para ouvirem algumas das verdades sobre os regismes que estes lidaram (ou lideravam…).

A mensagem é direta: "Because there are mouths that will never speak the truth" - "Porque há bocas que nunca dirão a verdade".

O vídeo disponibilizado no YouTube explica a campanha:

Continuando na área dos recursos multimédia, a Philips decidiu lançar a campanha "Obsessed with sound", querendo mostrar aos consumidores que está absolutamente empenhada em oferecer "som de qualidade" nos produtos da gama áudio.

Com tal objetivo criou um vídeo interativo para a música "I'm no prototype", gravada em 55 faixas separadas, com a participação da Metropole Orchestra, que permitem que os internautas isolem cada um dos instrumentos utilizados (e músicos), à medida que vão vendo o vídeo, para explorar os detalhes da composição.

O projecto está online no endereço www.sound.philips.com/ows.

Já a Foot Lockers aproveitou o conceito da Web 2.0 para tentar criar a maior comunidade virtual de ténis do mundo. A Sneakerpedia funciona como se fosse uma rede social e, ao mesmo tempo, uma enciclopédia de ténis.



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Aqui os "amantes" do género são convidados a fotografarem os seus ténis e a criarem perfis que os descrevam. Desta forma a equipa que gere o site disponibiliza informação diversa sobre os diferentes modelos já lançados, que pode ser pesquisada por categorias, gostos e interesses.

Os métodos da Samsung para promover a funcionalidade de deteção de sorrisos das suas máquinas fotográficas na Áustria foram mais rudimentares, mas afinal continuamos a falar de tecnologia, neste caso relativamente à marca e ao produto em causa.

A fabricante sul-coreana pegou nas suas máquinas e saiu para a rua para contabilizar sorrisos, num país que se diz sisudo por natureza e a campanha fez sucesso.



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Estes foram apenas alguns exemplos de anúncios que "puxam" pelo consumidor recorrendo às tecnologias, neste caso retirados da listagem de campanhas que estiveram a concurso na mais recente edição do Eurobest. Mas há muitos mais. E cada vez mais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé