O regresso às aulas está por dias. As prolongadas férias escolares de verão estão no fim e é preciso estar a postos para os meses de estudo que aí vêm. Livros comprados, mochilas limpas, canetas escolhidas e está tudo pronto. Pelo menos por agora. Quando as aulas começarem é necessário definir métodos de estudo e estar munido de todas as ferramentas para responder da melhor forma às exigências das matérias.



A pensar nisso hoje deixamos um conjunto de endereços que podem fazer falta nos favoritos ao longo do próximo ano letivo, seja para ajudar ao estudo ou preparar exames, lá mais para o final do ano. Algumas das moradas que aqui partilhamos até já passaram pelo TeK, mas em início de ano letivo vale a pena rever a matéria e resumir a informação mais interessante, dentro do universo de ofertas sem custos para o utilizador, que hoje orienta a viagem.



Começamos pelo resumos.net. É provavelmente um dos mais conhecidos sites na sua área de atuação e percebe-se porquê, é também um dos mais estruturados e generosos, na quantidade de conteúdos que coloca à disposição de quem por lá passa.

Reúne resumos de várias disciplinas entre o 5º e o 12º ano, para além de disponibilizar também todos os exames nacionais já realizados pelos alunos do 9º, 11º e 12º anos. Quem quiser pode participar no projeto, enviando o seu material de estudo (apontamentos e resumos).

Com o mesmo nome e vocacionado para a mesma área, há outro Resumos disponível na net para quem anda à procura de ajuda para estudar. O projeto que nasceu no ano letivo 2008/2009 está essencialmente focado no ensino secundário, a partir do 10º ano e até ao 12º. Aos resumos para diversas disciplinas nesse percurso juntam-se exames, exercícios e vídeos.

Embora os exames sejam um tópico com espaço em qualquer site de resumos vai poder encontrá-los também noutros locais, ao detalhe e quase em compilações históricas. O Portal Orientação Escolar e Profissional, que reúne um conjunto de informação útil a quem anda a decidir o futuro e precisa de saber médias de entrada em cursos ou informação sobre universidades, também lista e disponibiliza as três ultimas edições dos exames nacionais de 1ª e 2ª fase.

Mas quem procura exames ou exercícios para se preparar para eles deve ainda juntar aos favoritos mais um endereço, o do GAVE – Gabinete de Avaliação Educacional. Esta estrutura do ministério da Educação disponibiliza exames, correções e exercícios, de matemática, por exemplo. Está tudo listada na coluna da direita na página de entrada no site.

Mais focado nas áreas cientificas, o Mocho é igualmente um bom endereço para colocar nos favoritos, por quem está prestes a iniciar um novo ano letivo. O projeto descreve-se como portal das ciências e da cultura cientifica e, para além dos conteúdos que ele próprio encerra, é um mundo de ligações para outros endereços eletrónicos com informação, exercícios, jogos e outro conteúdo útil na área das ciências, dirigido a diferentes graus de ensino.



As bases do projeto remontam a 1991 quando a Sociedades Portuguesas de Física, Química e Matemática criou o SoftCiências, uma iniciativa que tinha como principal objetivo a produção e difusão de software para o ensino, aprendizagem e divulgação das ciências básicas. Mais tarde, e com o apoio de novos parceiros, o projeto evoluiu para uma nova etapa e foi criado o Omniciências, que visava criar um espaço online para divulgar os conteúdos do SoftCiências e de outras iniciativas na mesma área e na área da matemática. Em 2001 a convergência dos vários projetos acaba por convergir no Mocho.

Saindo das ciências e passando ao português juntamos também a esta nossa lista um site que pode fazer falta a quem apresente alguma dificuldade em conjugar verbos, ou necessite de praticar um pouco mais.

Há várias opções no ciberespaço. Deixamos o Conjuga-me, sublinhado no entanto que a plataforma ainda não atualizada para o novo acordo ortográfico.

A propósito de acordo ortográfico vale a pena deixar a morada do Portal da Língua Portuguesa, onde estão alinhados diversos recursos para mostrar de forma fácil e rápida o que muda com o acordo. Aqui vai também encontrar diversos dicionários.

Fechamos com duas dicas para quem estuda inglês ou espanhol. A Internet também é rica em recursos, de acesso livre, para praticar ou começar a dar os primeiros passos noutras línguas. A oferta de recursos é de facto muito variada, umas mais livres de publicidade que outras.

Quem anda a aprender inglês pode dar um salto ao Agenda Web, para encontrar exercícios. Quem está a aprender castelhano pode dar um salto ao Instituto Espanhol de Línguas onde vai encontrar o mesmo género de conteúdos.

Quem tiver mais sugestões úteis para quem está a iniciar o ano letivo pode partilhar. O TeK também já teve oportunidade de fornecer outras dicas em artigos anteriores, seja a nível do software ou mais orientadas para sites com atividades para os iniciantes nestas andanças.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.