Comemoram-se hoje os 20 anos do fim do muro de Berlim. A barreira física entre duas Alemanhas permaneceu firme durante quase três décadas dividindo muito mais que duas partes de um mesmo país. Símbolo da Guerra Fria, os seus dois lados acolhiam dois modelos completamente distintos de sociedade, composta por um mesmo povo privado de liberdade de movimentos.

Angela Merkel, líder actual do governo alemão, considera o evento o mais importante da história recente da Alemanha, que hoje assinala a data com várias iniciativas. Para quem sabe pouco sobre o assunto ou quer rever alguma informação ficam várias sugestões que, através de texto ou imagem, permitem recuperar a história, os seus protagonistas e os momentos mais marcantes.

Começamos com uma exposição online de fotografia sobre o tema, que percorre em imagens vários episódios ocorridos entre 1979 e 1989, parte de um conjunto maior vendido em CD. A exposição é uma das muitas online de acesso gratuito. Neste caso o português é uma das línguas em que se comentam as imagens reunidas pelo autor e disponibilizadas livremente, também para download.

http://imgs.sapo.pt/gfx/485165.gif

A Wikipedia é outra morada electrónica obrigatória para quem quer saber mais sobre a data que hoje se assinala e o que ela representa, não apenas para a Alemanha, mas para toda a Europa. Imagens e texto completam o portefólio de informação que a enciclopédia livre oferece sobre o tema.

A par com o endereço onde estão reunidas as entradas de informação geradas por todos quantos colaboram com a Wikipedia, é também importante registar o endereço do grupo de comunicação Deutsche Welle que, também em português, disponibiliza um conjunto de artigos online sobre o tema.

Percorrendo os vários links é possível ter acesso a uma cronologia da construção, relatos de historiadores, de militares em funções durante a existência do muro, das mortes resultantes das tentativas para o atravessar e de muitos outros eventos e sentimentos que ajudam a contar a história de mais de 28 anos de divisão entre duas Alemanhas.

[caption]Imagens do muro antes da queda[/caption]

O mesmo grupo oferece uma versão em imagens da mesma história. São 20 imagens comentadas em português que começam por mostrar o homem que idealizou a barreira de cimento que havia de prolongar-se por mais de 150 quilómetros e passa por vários episódios que ilustram bem o esforço para quebrar a barreira e chegar ao outro lado, os festejos, as visitas de Estado e o início do fim.

O canal Euronews também oferece online um especial informação sobre os 20 anos da queda do muro de Berlim. Um dos aspectos curiosos desta cobertura noticiosa é uma espécie de Onde Estava no 25 de Abril?, mas neste caso a pergunta é: Onde Estava no dia 9 de Novembro de 1989? Personalidades de várias áreas respondem.
http://imgs.sapo.pt/gfx/485164.gif

[caption]Dossier BE[/caption]

No Esquerda.net o Bloco de Esquerda também assinada a data com o lançamento de um dossier sobre o tema. O trabalho compila informação em texto, vídeo e fotografia. Também permite conhecer mais sobre a arte de rua que foi nascendo e afirmando algumas palavras de ordem no muro, em forma de grafittis e relatos de histórias de repressão e espionagem, para além de várias opiniões.

No Sapo também há um endereço específico para quem quer ter acesso facilitado aos conteúdos que o portal vai publicando sobre o tema. Reúne imagens e textos de várias fontes.