A Apple lançou no início da semana passada o seu serviço música por streaming. Quem tiver um iPhone, iPod Touch ou iPad ainda apto a receber a nova versão do sistema operativo, pode fazer a atualização para o iOS 8.4 e com isso ganha acesso ao novo serviço de música. 

Quando faz o update, a "velhinha" aplicação de música integrará novas funcionalidades: o streaming, a rede social Connect e as recomendações pessoais na secção "Para Si". No entanto, se o utilizador gostava da versão anterior, sem o "barulho" das recomendações de músicas ou álbuns, existem formas de contornar a situação.

Para ser livrar totalmente da opção de streaming de música e das recomendações - ficando com o Apple Music antigo - terá de seguir estes passos: vá às Definições do dispositivo e escolha a opção Música. Depois, coloque a opção Mostrar Apple Music como desligada. E já está.

Desligar renovação automática
Já se o utilizador quiser manter o serviço apenas durante os três primeiros meses, tirando partido do período de experimentação, mas assegurando que não existirão distrações que o levem a pagar pelo que não quer, terá de desligar a renovação automática da assinatura mensal. Note que o Apple Music terá um custo de 6,99 euros para uso individual e 10,99 euros para uso familiar.

Para proceder à desativação, basta aceder à app de Música e aceder às definições do seu perfil. Depois, vá a Ver ID Apple e inicie sessão. Assim que efetuar o login procure o separador Assinaturas e clique em Gerir. Por fim, desligue a renovação automática.

Estas definições também vão ser aplicadas à versão no iTunes, tanto no Mac como no PC. Se pretender no futuro utilizar as renovações automáticas, deve voltar a seguir os mesmos passos, mas para efetuar a ativação.

Desativar o Connect
Mas se é a rede social da marca da maçã que o incomoda, também se pode ver livre dela. Pensada como uma forma de ligar artistas e utilizadores, o Connect pode estar a mais para quem apenas está interessado em ouvir música.

Para tal, basta ir às Definições e em seguida escolher o separador Geral. Depois disso desça até às Restrições e escolha a oção, colocando um código pin. Por fim, basta desligar a funcionalidade em Apple Music Connect. Uma vez desativada, o espaço que ocupava vai ser substituído pelas Listas de música.

Relembramos que esta rede social não é a primeira vez que a Apple se aventura nesse tipo de plataforma social. Em 2010, a marca da maçã lançou o Ping que acabou por ser retirado por não ter apelado aos utilizadores.