A iniciativa iCapital - European Capital of Innovation Award da Comissão Europeia pretende premiar o esforço que algumas cidades do Velho Continente têm vindo a fazer na sua transformação inteligente.

Naquela que é a segunda edição do galardão, Bruxelas quis especificamente destacar a cidade europeia que está a criar o melhor ecossistema de inovação, ligando cidadãos, organismos públicos, universidades e empresas, com vista a intensificar os seus esforços neste domínio.

Podiam participar cidades com mais de 100.000 habitantes, ou a maior cidade de um país, caso não atingisse esse valor, de Estados-membros ou países associados ao programa de investigação e inovação Horizon 2020.

O iCapital 2016 acabou por receber perto de 40 candidaturas que ambicionavam levar para casa um prémio de quase um milhão de euros, ao conseguirem arrecadar o titulo de Capital Europeia da Inovação, com o segundo e terceiro lugar do pódio a valerem, respetivamente 100 mil e 50 mil euros.

Depois de avaliadas as candidaturas, o júri elegeu como aspirantes a capital europeia da inovação de 2016 nove finalistas, com base nos seguintes argumentos.

A derradeira vencedora, assim como segunda e terceira classificada serão anunciadas no próximo mês de abril.

Barcelona é até agora a única detentora do título, arrecadado na primeira edição do galardão, em 2014.