No primeiro contacto que o TeK teve com o novo sistema operativo da Apple ficou a sensação de que existem novas funcionalidades – algumas mais importantes do que outras -, mas a atualização faz-se sobretudo de pequenas melhorias. Aos utilizadores é exigida uma curva de aprendizagem, ou uma pesquisa, para que o conhecimento do sistema operativo e do telemóvel fique completo.



Por vezes é necessária uma “killer-app” que mostre, com clareza, qual é que é a nova funcionalidade do software ou quais é que são as melhorias visíveis ao nível do hardware.



Na Sugestão de hoje, 1 de outubro, são reunidas algumas aplicações que tentam “iluminar” as áreas onde o iOS 8 e os novos iPhone são diferentes relativamente aos seus antecessores. Se tem presença em alguma destas “áreas”, então dê uma hipótese às seguintes aplicações.



Grafismo melhor e mais aproveitado


A Apple diz que o novo chip A8 dos iPhone garante um desempenho até 50% melhor ao nível de grafismo quando comparado, por exemplo, com o iPhone 5s. A tecnologia Metal, uma nova ferramenta de desenvolvimento para programadores, ajuda a fazer o resto da magia.



O TeK já tinha destacado a aplicação Epic Zen Garden como a que melhor potencia o uso deste poder gráfico. Mas fica outra sugestão: Beach Buggy Racing.

[caption]Apps para iOS 8[/caption]

Para os que gostam de jogos ao estilo Mario Kart esta é uma solução que pode complementar a falta da saga da Nintendo nos equipamentos móveis. O jogo é bastante fluído e as mecânicas de condução são simples. Além da jogabilidade muito acessível, os cenários são coloridos e exóticos, com bastantes elementos decorativos, o que parece ser ideal para quem quer experimentar os gráficos.
O jogo é gratuito.



iPhone DLSR


O iOS 8 traz um novo modo de controlo do nível de exposição da fotografia. É possível adaptar, no momento, se quer a imagem mais clara ou mais escura. Mas a câmara do iPhone, apesar da reconhecida qualidade, continua sem dar poder total aos utilizadores.



E já que os novos iPhone trazem sensores fotográficos melhorados, então a aplicação Manual é a alternativa a experimentar. Com ela é possível controlar aspetos como o ISO, a velocidade do obturador e o campo de focagem. A aplicação tem mais configurações manuais, mas estas já servem para ilustrar como será possível tirar melhores fotografias com o telemóvel.

[caption]Apps para iOS 8[/caption]

A app tem um custo de 1,79 euros.



A saúde em primeiro lugar


O iPhone e o iOS já não são só uma central de comunicações. São “a” central de informação dos utilizadores, até as de saúde. Claro que o telefone e o sistema operativo sozinhos não conseguem descobrir tudo, mas ajudam os utilizadores a darem significado aos dados recolhidos por acessórios e outros periféricos.



A aplicação Saúde, uma nova área que veio com o iOS 8, pode ser potenciada por exemplo com a Runtastic GPS – a aplicação usa a posição do utilizador para fazer os cálculos relativamente à distância percorrida e ao número de calorias que foram queimados.

[caption]Apps para iOS 8[/caption]

Esta app é relativamente conhecida e já pode estar instalada em muitos smartphones. Endomondo, Sleepio e Noom Coach são outras aplicações que os utilizadores podem usar para dar vida à app Saúde do iPhone.



Mas para resultados mais precisos o melhor será comprar um equipamento que consegue comunicar uma grande variedade de dados, como uma pulseira fitness ou um smartwatch.



Todas as apps referidas são gratuitas.



O reino dos teclados


Com o iOS 8 veio a possibilidade de os utilizadores instalarem outros teclados. E com os novo iPhone existe mais espaço nos ecrãs para uma melhor experiência de escrita.



Assim sendo, eis que a recomendação recai sobre o teclado Swiftkey. É um dos melhores que existe para Android e tem todas as condições para vingar também no ecossistema da Apple.

[caption]Apps para iOS 8[/caption]

Escrita preditiva, possibilidade de usar a tecnologia swype – deslizar o dedo pelas letras para formas palavras – e interface personalizável são três dos grandes destaques da aplicação, mais uma que é gratuita.



E acredite, ao fim de algumas semanas de utilização bastará apenas meia dúzia de toques no ecrã para enviar a SMS que quer.



Widgets!


Sim, agora no iOS existem widgets. É preciso o utilizador ativar essa configuração em primeiro lugar – no menu de edição do separador Notificações -, mas depois o iPhone vai ganhar uma nova vida.



Dois exemplos de aplicações que tiram proveito desta novidade é a Yahoo! News Digest e a Yahoo! Weather. A Yahoo! pode não ser uma empresa muito relevante na Europa, sobretudo em mercados como os motores de busca. Mas é preciso reconhecer que a tecnológica liderada por Marissa Mayer tem jeito para as aplicações móveis – nem que seja através de aquisições estratégicas.



A Yahoo! News Digest é uma aplicação que entrega aos utilizadores as principais oito notícias do dia num noticiário matinal e outro à tarde. Quando houver notícias frescas o utilizador ficará a saber. Já o Yahoo! Weather dá detalhes sobre o estado do tempo, agora recorrendo a grafismo mais cuidado e precisa.

[caption]Apps para iOS 8[/caption]

Estas são mais duas aplicações gratuitas.



Partilhe com a família


A funcionalidade Family Sharing é uma das mais interessantes do novo iOS. Com esta ferramenta é possível definir até seis pessoas que são “membros da família” para partilhar conteúdos que foram comprados. Quer isto dizer que qualquer aplicação que existe para o iOS e que seja paga pode ser usada por seis pessoas diferentes – e só foi feito um investimento.



Aplicações de produtividade, de partilha de conteúdos sociais e de entretenimento são as que melhor podem aproveitar esta funcionalidade. Assim tanto o pai como o filho podem estar “agarrados” ao mesmo jogo e podem inclusive jogar juntos, em locais separados.



Mas dadas as sugestões que foram feitas, o TeK aponta a aplicação DataMan Next como uma boa escolha para partilhar com a família.

[caption]Apps para iOS 8[/caption]

O que esta app faz – como outras que existem – é monitorizar o consumo de dados que é feito no telemóvel. Mas esta monitorização é feita constantemente, o que lhe confere um grande grau de precisão. A pessoa fica assim a saber se ainda pode assistir a um vídeo no YouTube ou se já nem o Instagram pode consultar.



Esta é uma solução que é boa tanto para pais como para filhos ou avós. Assim são evitados desgostos na fatura de telecomunicações no final do mês. Implica um único investimento de 1,79 euros.



O sistema Family Sharing também funciona na partilha de álbuns do iTunes ou de livros da iBook Store.



Apps, apps e mais apps


O TeK apenas indicou alguns exemplos que potenciam algumas áreas do iOS 8 e dos novos iPhone. Quando as próximas versões do Android e do Windows Phone tiverem prontas, e se assim se justificar, serão feitas sugestões semelhantes.



Os leitores ficam agora convidados a partilharem que outras aplicações ajudam a tirar partido das novidades referidas no artigo ou até noutras áreas. Partilhem os vossos “truques” na caixa de comentários.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.