O fascínio pelos simuladores de voo, como o famoso Microsoft Flight Simulator, esbarra muitas vezes em duas barreiras fundamentais, a exigência de hardware potente e a necessidade de instalar ficheiros massivos no disco rígido. O GeoFS surge como uma alternativa que elimina esses obstáculos, colocando o mundo inteiro à distância de um clique.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Construído sobre a tecnologia Cesium (uma plataforma de globos virtuais 3D), o GeoFS utiliza imagens de satélite e dados topográficos para renderizar o planeta Terra em tempo real. Isto significa que pode descolar de qualquer aeroporto do mundo, sobrevoar a sua própria cidade ou visitar marcos icónicos com um nível de detalhe surpreendente para uma aplicação web.

A "garagem" virtual é generosa. O site disponibiliza gratuitamente cerca de 20 aeronaves, desde o clássico Cessna 172 e grandes aviões comerciais como o Boeing 737 ou gigantesco Airbus A380, sem esquecer opções mais radicais como parapentes, balões de ar quente e helicópteros.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A simulação inclui física de voo realista (q.b.), condições meteorológicas configuráveis (pode voar com dados de tempo real) e um ciclo de dia e noite. Além disso, existe uma componente multijogador massiva associada, pois ao voar, poderá cruzar-se com outros pilotos virtuais que estejam a utilizar a plataforma no mesmo momento.

O GeoFS é gratuito na sua versão base (com imagens de resolução standard), oferecendo uma subscrição paga para quem procura texturas em alta definição. Funciona em qualquer browser moderno e também tem suporte para controlos via joystick, para quem quiser levar a simulação mais a sério. Pode experimentar este simulador e levantar voo em geo-fs.com.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.