Não tem pachorra para o sofá. Está farto dos canais de televisão "tradicionais". Não tem TV por susbcrição. Ou é daqueles que não larga o computador nem por nada? Todos os motivos são bons para experimentar as sugestões que lhe deixamos hoje.

A designada WebTv é um formato que ganha cada vez mais adeptos pelo mundo fora, associada a uma tendência para a emergência de um novo paradigma na utilização dos media - cuja verificação na Europa é corroborada pelo último estudo da Mediascope. Esta realidade, denominada "mobilidade digital" aponta para uma crescente convergência dos meios, com os utilizadores a acederem a transmissões de rádio e televisão através da Internet ou a acederem à Internet através dos televisores, por exemplo.

O que lhe propomos hoje são alguns serviços que, seguindo esta lógica, trazem para o ecrã do computador uma forma de comunicação que durante anos esteve associada às salas de estar, criando conteúdos televisivos especialmente para o formato Web ou que apresentam algum cuidado na adaptação a este, procurando tirar partido das potencialidades (e diferenças) desta plataforma.

Uma selecção implica sempre fazer escolhas, decisões arbitrárias e subjectivas. Ainda assim, registe-se que o critério se prende principalmente com a menor visibilidade destes projectos ou com o especial interesse que despertaram junto de nós, procurando passar ao lado das óbvias transmissões online dos líderes de audiências nacionais, por exemplo.

[caption]Sapo Web TV[/caption]

Começando pelo produto nacional, apontamos o esforço que o Sapo tem empreendido no sentido de disponibilizar uma oferta cada vez mais generosa no que respeita à Web TV. Com uma secção dedicada ao formato no Sapo Vídeos, disponibiliza uma selecção de conteúdos que vão desde notícias ao humor ou entretenimento. A página apresenta também a possibilidade de elaborar listas de "favoritos" e ligação com outros canais do Sapo Vídeos.

[caption]PFtv[/caption]

Também alojado no Sapo, mas com um interface completamente diferente, encontramos a PFtv, o canal online das Produções Fictícias - equipa responsável pela criação de sucessos como Gato Fedorento ou os Contemporâneos. Humor é a palavra de ordem neste site, onde de momento podemos assistir a uma versão alternativa da apresentação do próximo treinador do Sporting ou aproveitar a boleia para a página dos famosos Paraíso Filmes e conferir as últimas versões nacionais de clássicos do cinema de Hollywood.

Ainda em português e com "mais ou menos" humor, falta mencionar a televisão cuja emissão acontece (segundo o próprio) a partir do quarto de Fernando Alvim. O uso da expressão mais ou menos não tem qualquer conotação negativa, espelha antes a postura do serviço, que não se afirma como uma televisão dedicada à piada, mas antes como um projecto com enfoque na palavra.

[caption]Speaky TV[/caption]

Assim, podemos contar também com entrevistas, workshops e debates, por exemplo. A emissão pode ser assistida em directo ou seleccionando algum dos vídeos do arquivo (on demand), que são apresentados numa página com um layout ao qual é difícil ficar indiferente.

Continuando no campo do entretenimento, o próximo destaque vai para um projecto internacional, cujas produções se encontram inclusivamente nomeadas para prémios como os WebbyAwards. Chama-se My Damn Channel e é também um canal concebido exclusivamente para a plataforma online, contando por exemplo com séries produzidas unicamente para este formato, como é o caso de Spärhusen, que deu que falar quando foi apresentada como a primeira participação de Keanu Reeves numa produção destinada apenas à Internet.

[caption]My Damn Channel[/caption]

Ainda com os olhos postos no internacional, destacamos a presença online do canal de televisão E! Entertainment, que promete fazer as delícias dos fãs da actualidade "cor-de-rosa", mas que, dentro do género, apresenta uma oferta generosa, com notícias, reportagens, entrevistas e até mesmo talk show.

No campo da informação nacional destacamos o RTP Multimédia, que agrega serviços dos vários canais da transmissora nacional e tanto permite assistir à emissão em directo como a conteúdos on demand.

É difícil falar de notícias e não falar de futebol num país onde a matéria domina grande parte das conversas da população (informação comprovada por repórter destacado em vários percursos de autocarro por caminhos de Portugal). Assim, decidimos incluir no cardápio o site da Federação Europeia de Futebol (UEFA), onde é possível aceder, em primeira mão, a todas novidades sobre o "desporto rei". O serviço não assegura uma programação em directo numa base diária, mas disponibiliza vários conteúdos on demand com o "selo" dos especialistas.

[caption]UEFA[/caption]

A terminar o lote de hoje, e num registo completamente diferente, fica ainda a referência a um projecto dedicado à ciência e investigação. Co-financiada por fundos comunitários, a TV Ciência conta com emissão em directo e um vasto leque de conteúdos em arquivo, divididos em categorias como Ciência, Tecnologia, ou Cultura. É também facultado o acesso a um repositório de telejornais, entrevistas, uma cartoteca e uma iconoteca, por exemplo.

[caption]TV Ciência[/caption]

Para além dos referidos, existem muitos outros serviços que podem constituir uma alternativa para quem quer ver televisão no computador e fugir aos formatos habituais, principalmente ao nível das televisões locais, que nos abstemos de listar devido à grande oferta e à especificidade dos conteúdos em função de cada região. Não obstante, fica a referência de que podem constituir uma opção interessante, na medida em que fornecem conteúdos adaptados à realidade local, e de que serão facilmente encontradas através de uma pesquisa pelo nome de uma cidade ou capital de distrito.