Há algumas semanas foi anunciado na Alemanha um serviço que permite aos utilizadores da Wikipédia fazerem a impressão e encadernação dos conteúdos alojados na plataforma, o que lhes garante a possibilidade de criarem a sua própria enciclopédia.

O serviço é da PediaPress e está disponível em seis idiomas, entre os quais o português. Os interessados têm apenas de seleccionar os textos que pretendem - de entre os mais de 3 milhões disponíveis - mandar imprimir ou escolher versões já criadas por outros utilizadores, para terem o seu exemplar na biblioteca lá de casa.

O processo de encomenda é simples e hoje, na Sugestão TeK, ensinamos-lhe como se faz.

Comece por se registar na Wikipédia, processo ao qual se segue o acesso à área de criação de um livro. Para isso, deverá consultar no lado esquerdo do seu ecrã a tarefa "criar um livro". Clique nessa opção e depois seleccione "Mostrar livro (1 página)".

[caption]Criar Conta[/caption]

De seguida, deverá dar um título e subtítulo à sua enciclopédia, criar capítulos e depois pode começar a arrastar os títulos que pretende para a caixa de páginas.

O número de páginas do livro é automaticamente actualizado à medida que lhe vai colocando novas entradas. Se quiser, pode adicionar uma categoria inteira à sua enciclopédia e ordenar os temas da forma que melhor entender, através dos menus que a Wikipédia lhe disponibiliza.

[caption]Presspedia[/caption]
>[caption]Menus[/caption]

Depois de criada a sua enciclopédia pode rever a publicação, reordenar os capítulos como desejar e criar a sua biblioteca dentro da Wikipédia. Se desejar até pode fazer o download de uma versão da sua obra em PDF.

Mas não precisa de ter uma cópia digital para ter a sua enciclopédia personalizada. Assim que acabar de adicionar entradas, tem apenas de clicar no botão "Encomendar o livro da PediaPress" e definir a moeda em que quer ver a conta a pagar e o país de entrega.

A empresa garante a entrega dos livros em qualquer parte do mundo num prazo entre dois a quinze dias. Para a Europa a estimativa é entre 5 e 10 dias. O custo base da enciclopédia é de 7,99 euros, para uma enciclopédia com cem páginas e o valor poderá ser pago por cartão de crédito ou PayPal.

[caption]Presspedia[/caption]

Dez por cento do valor da enciclopédia reverte a favor da manutenção da fundação Wikimedia e cooperação entre a fundação e a empresa que quer converter a Wikipedia numa enciclopédia em papel estende-se também ao apoio no desenvolvimento de software livre que facilite a reutilização dos conteúdos Wiki noutros meios ou aplicações.

[caption]Encomendar[/caption]

Para o caso de querer começar já a arranjar lugar na estante, a sua enciclopédia personaliza vai chegar com dimensões de 20 x 14 centímetros. A capa é colorida e o interior a preto e branco.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.