E se o seu smartphone não fosse apenas um smartphone? E se o telemóvel que traz no bolso se pudesse transcender? Muitas vezes os telemóveis inteligentes já são apelidados de caniventes suíços por disponibilizarem, de forma nativa ou através da instalação de aplicações, um vasto conjunto de ferramentas práticas para o dia a dia. Bússola, mapas, informação sobre transportes, medidor de nível, condições meteorológicas. Tudo e mais alguma coisa.

Mas nem só de software vivem os smartphones. Cada vez mais o hardware externo e periférico tem elevado os telemóveis a outras categorias. A ícones de moda, por exemplo, através da personalização das capas.

A pensar em toda a indústria de smart-gadgets que se tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, e tendo em conta as apresentações recentes feitas por algumas destas empresas, o TeK sugere de seguida alguns equipamentos que vale a pena manter debaixo de olho se quiser dar uma nova vida e função ao seu iPhone.

A escolha pelo telemóvel da Apple justifica-se com o facto de o iPhone ser, muito provavelmente, o equipamento móvel que neste momento tem mais variedade de acessórios e mais fabricantes dedicados a esta tarefa.

As capas protetoras da Yellow Jacket transformam os iPhone numa arma de defesa pessoal. Os tasers, bastante conhecidos dos filmes norte-americanos, permitem dar choques às pessoas - mas não como forma de divertimento.

A empresa revela que a capa protetora, que tem um taser real incorporado, consegue provocar uma "picada dolorosa". Mas não pense que tudo nesta capa é segurança/violência. As Yellow Jackets também dobram o tempo de vida do iPhone já que estão equipadas com uma bateria extra.

Disponível para o iPhone 4/4s por 99 dólares, cerca de 72 euros, e brevemente para o iPhone 5/5s por 149 dólares, cerca de 110 euros.

[caption]iPhone Taser Yellow Jacket[/caption]

O termo "máquina de guerra" também se aplica a verdadeiros ambientes de guerra. Numa altura em que a mobilidade também deve estar a crescer junto das tropas especiais no que diz respeito ao uso de smartphones e tablets no terreno, há empresas que têm propostas neste segmento.

A pensar em ambientes mais táticos a FLIR desenvolveu a Flir One, uma capa que transforma o telemóvel num sensor térmico. A capa traz sensores térmicos incorporados na parte traseira, que em conjunto com uma aplicação, permitem transformar o iPhone num.

Mas a Flir One tem mais funcionalidades do que ser uma capa para telemóveis de militares. Os sensores conseguem detetar, através das diferenças térmicas, humidades e infiltrações em casa. Também ideal para caçadores e como arma de defesa, já que permite ver a aproximação de corpos mesmo no escuro.

A capa da Flir ainda não tem preço definido, mas se quiser ficar a par das novidades deste gadget pode inscrever-se no site oficial da empresa.

[caption]Flir One[/caption]

Mais destinado para quem considera um ambiente de guerra um telemóvel com pouco armazenamento interno e com pouca capacidade de bateria, a Mophie tem o Space Pack.

Esta capa adiciona 16 ou 32GB extra ao iPhone e mais capacidade de bateria que é o equivalente a uma segunda "vida". Apesar de atribuir novas características ao telemóvel, e ao contrário do que acontece com as outras propostas já aqui abordadas, não é preciso sacrificar uma boa parte da estética e ergonomia do dispositivo.

Por 149 dólares, cerca de 110 euros, pode fazer uma reserva do modelo de 16GB enquanto por mais 30 dólares leva a versão de 32GB.

[caption]Mophie Space Pack[/caption]

A LifeProof prefere apostar no desenvolvimento de capas para iPhone que são à prova de água, de quedas e de poeiras. Para o topo de gama da Apple, por exemplo, existem dois modelos.

O Nuud que apesar de garantir todas as proteções mencionadas, permite também que o utilizador use diretamente o ecrã Retina do telemóvel, não havendo perda de qualidade de imagem nem problemas com reflexos. A versão Fre acrescenta uma película protetora ao ecrã para evitar os riscos.

Por 80 e 70 dólares respetivamente, isto é, por um equivalente a 60 euros, pode transformar o iPhone num telemóvel todo-o-terreno como o Quechua 5 por exemplo.

[caption]Lifeproof iPhone[/caption]

Os leitores são agora convidados a partilhar outras propostas de acessórios para smartphones na caixa de comentários. O TeK quer saber como é que gostavam de equipar o vosso telemóvel e que funcionalidades extras gostariam de lhe acrescentar.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.