As bases quando se aprende uma língua são a gramática e o vocabulário, mas a pronúncia também tem o seu grau de importância: pode ter um inglês correcto do ponto de vista gramatical e rico no que diz respeito à dinâmica das palavras e, mesmo assim, ninguém o conseguir entender. Além de que uma boa pronúncia fica sempre bem.
Depois de já termos deixado algumas propostas de locais onde pode aprender línguas online de forma gratuita , e como não queremos ouvi-lo falar de forma “matarruana”, hoje sugerimos que a volta pelos sites dedicados ao assunto – dominados na sua grande maioria pela língua inglesa - inclua aqueles que dedicam algumas das suas secções e capítulos à pronúncia.
Um dos poucos recursos multilingue, o Google acaba de anunciar novidades relativamente à sua ferramenta de tradução . O recurso text-to-speech, ou seja, a “voz alta” da aplicação traduz agora em mais 27 idiomas do que aqueles antes disponíveis , passando a incluir o português.
[caption][/caption]
Além da língua lusa – com sotaque do Brasil, ressalve-se – o Google Translate passou a pronunciar palavras ou textos em idiomas como o albanês, o catalão, chinês (mandarim), o holandês, o grego, o turco ou o vietnamita, entre outros.
Para beneficiar desta ferramenta, que utiliza o sintetizador de voz eSpeak, basta escrever o texto pretendido nas caixas disponibilizadas para o efeito, escolher as línguas e carregar no ícone indicativo do áudio, num processo todo ele realizado online.
O Fonetiks pode ser uma excelente ajuda para quem quer dominar o inglês, o alemão e/ou espanhol. Desenvolvido pela Universidade de Iowa, este projecto tem por objectivo ensinar os sons dos símbolos fonéticos - aqueles que aparecem nos dicionários - dos três idiomas mencionados.
[caption][/caption]
Bastante completo, o site tem todos os símbolos fonéticos, classificações e um diagrama animado para os utilizadores verem e ouvirem a forma como o som é produzido. Além disso, mostra-se também uma boca real pronunciando o som, seguido de três palavras onde esse mesmo som é usado.
[caption][/caption]
Pertencente ao Merriam-Webster, o Learner's Dictionary é absolutamente dedicado à pronúncia do inglês. Entre as várias secções, destaque para a Perfect Pronunciation, séries de exercícios para praticar diferentes grupos de fonemas da língua inglesa.
O American English Pronunciation é também um recurso exclusivamente dedicado a melhorar a pronúncia de quem aprende inglês, e, consequentemente, o entendimento do inglês coloquial.
[caption][/caption]
O site tem vários recursos interessantes, como uma série de programas em podcast que discutem, explicam e exemplificam diferentes partes da língua.
Tem igualmente secções que tocam diferentes áreas da pronúncia, como a Linking (ligação entre palavras) e a Stress (a ênfase dada a sílabas ou palavras).
Terminamos com um guia de pronúncia do inglês, com áudio e exercícios, o Sounds of English. O objectivo deste recurso online é ajudar com a pronúncia de sons próprios do inglês. A secção Pronouncing Specific Sounds contém uma lista de várias duplas de sons, cada uma com diagrama, áudio e explicações detalhadas de como produzi-los - alguns com direito a vídeo. É possível encontrar muitas actividades com áudio na área Activities & Exercises.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários