As bases quando se aprende uma língua são a gramática e o vocabulário, mas a pronúncia também tem o seu grau de importância: pode ter um inglês correcto do ponto de vista gramatical e rico no que diz respeito à dinâmica das palavras e, mesmo assim, ninguém o conseguir entender. Além de que uma boa pronúncia fica sempre bem.

Depois de já termos deixado algumas propostas de locais onde pode aprender línguas online de forma gratuita , e como não queremos ouvi-lo falar de forma “matarruana”, hoje sugerimos que a volta pelos sites dedicados ao assunto – dominados na sua grande maioria pela língua inglesa - inclua aqueles que dedicam algumas das suas secções e capítulos à pronúncia.

Um dos poucos recursos multilingue, o Google acaba de anunciar novidades relativamente à sua ferramenta de tradução . O recurso text-to-speech, ou seja, a “voz alta” da aplicação traduz agora em mais 27 idiomas do que aqueles antes disponíveis , passando a incluir o português.

[caption] Google Translate [/caption]

Além da língua lusa – com sotaque do Brasil, ressalve-se – o Google Translate passou a pronunciar palavras ou textos em idiomas como o albanês, o catalão, chinês (mandarim), o holandês, o grego, o turco ou o vietnamita, entre outros.

Para beneficiar desta ferramenta, que utiliza o sintetizador de voz eSpeak, basta escrever o texto pretendido nas caixas disponibilizadas para o efeito, escolher as línguas e carregar no ícone indicativo do áudio, num processo todo ele realizado online.

O Fonetiks pode ser uma excelente ajuda para quem quer dominar o inglês, o alemão e/ou espanhol. Desenvolvido pela Universidade de Iowa, este projecto tem por objectivo ensinar os sons dos símbolos fonéticos - aqueles que aparecem nos dicionários - dos três idiomas mencionados.

[caption] Fonetiks [/caption]

Bastante completo, o site tem todos os símbolos fonéticos, classificações e um diagrama animado para os utilizadores verem e ouvirem a forma como o som é produzido. Além disso, mostra-se também uma boca real pronunciando o som, seguido de três palavras onde esse mesmo som é usado.

[caption] Learner's Dictionary [/caption]

Pertencente ao Merriam-Webster, o Learner's Dictionary é absolutamente dedicado à pronúncia do inglês. Entre as várias secções, destaque para a Perfect Pronunciation, séries de exercícios para praticar diferentes grupos de fonemas da língua inglesa.

O American English Pronunciation é também um recurso exclusivamente dedicado a melhorar a pronúncia de quem aprende inglês, e, consequentemente, o entendimento do inglês coloquial.

[caption] American English Pronunciation [/caption]

O site tem vários recursos interessantes, como uma série de programas em podcast que discutem, explicam e exemplificam diferentes partes da língua.

Tem igualmente secções que tocam diferentes áreas da pronúncia, como a Linking (ligação entre palavras) e a Stress (a ênfase dada a sílabas ou palavras).

Terminamos com um guia de pronúncia do inglês, com áudio e exercícios, o Sounds of English. O objectivo deste recurso online é ajudar com a pronúncia de sons próprios do inglês. A secção Pronouncing Specific Sounds contém uma lista de várias duplas de sons, cada uma com diagrama, áudio e explicações detalhadas de como produzi-los - alguns com direito a vídeo. É possível encontrar muitas actividades com áudio na área Activities & Exercises.

[caption] Sounds of English [/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.