Faltam dois dias para a apresentação do próximo elemento da família Galaxy da Samsung. Tudo aponta para que seja o sucessor do Galaxy S III e que seja uma evolução em especificações técnicas e na nomenclatura.

Tal como aconteceu no ano passado, e como o TeK já tinha referido há algumas semanas, os rumores e as informações sobre o novo smarpthone da fabricante sul-coreana tardaram em aparecer. Mas com a apresentação à porta, os rumores e as informações não confirmadas aparecem em catadupa na imprensa especializada.

O TeK resume hoje tudo o que se sabe sobre o smartphone que deve chamar-se Galaxy S IV segundo as pistas que a Samsung tem dado. Depois deste artigo, é possível que na quinta-feira não haja grandes surpresas na hora do apresentação do Samsung Unpacked.

Primeiro: o que se sabe

Pouco ou quase nada. Mas a Samsung não tem deixado os internautas sem conteúdo que sirva de base para a discussão das características e funcionalidades que o novo smartphone pode trazer.

Até agora existem dois anúncios oficiais que antecedem a apresentação que têm um rapaz como protagonista. Jeremy, o miúdo mensageiro, é o único "mortal" que até agora já conseguiu ver o novo topo de gama da fabricante oriental. Seguem-se os dois vídeos que pouco revelam, à exceção de que o novo Galaxy vem na cor preferida do Jeremy.

E parece que o Peblle Blue - azul seixo, em tradução liberal - é mais uma vez uma das principais cores no qual o novo telemóvel vai ser comercializado. Pelo menos é essa a indicação dada pela seguinte imagem que também funciona como teaser para a apresentação do próximo dia 14 de março.

[caption]Galaxy S IV Teaser[/caption]

A imagem revela ainda que em termos de aspeto e físicos, o novo smartphone da linha Galaxy não vai ser muito diferente do seu antecessor. A acontecer, os fãs vão ficar desiludidos numa altura em que a diferenciação entre dispositivos parece ser cada vez mais pequena, mesmo entre modelos da mesma marca - acontece para o Xperia Z e ZL, para o iPhone 5 e 4S ou para o Lumia 920 e 820..

Por outro lado, esta imagem vem dar um pouco mais de força às fotografias não oficiais que têm circulado na Internet.

Segundo: o que se julga saber

Neste campo tudo se sabe, de forma alegada. O melhor é começar pelo vídeo publicado no Youtube pelo utilizador istevencom e que mostra aquele que teoricamente é a quarta geração do smartphone da linha Galaxy S da Samsung.

Os pontos a favor deste vídeo são: um dispositivo que aparenta estar completamente funcional, que reúne as principais características reveladas ao longo da última semana - como o ecrã de cinco polegadas - e que tem também o TouchWiz, o interface de utilizador que a fabricante sul-coreana aplica nos seus dispositivos móveis.

Os pontos negativos é a capacidade que o telemóvel tem em suportar dois cartões SIM - características que não costuma ser explorada nos topos de gama -, pelo que pode ser uma variante do Galaxy Duos que deverá chegar ao mercado também nas próximas semanas. Ainda assim, como o novo equipamento da linha mais recente de dispositivos, o Galaxy S IV pode fisicamente ser semelhante, mas possivelmente mais fino do que o gadget apresentado no filme.

Outros fatores dúbios são a largura do contorno do ecrã e o texto em linguagem oriental. Na imagem oficial da Samsung o espaço que existe entre a tela e a extremidade do dispositivo é maior do que aquela que aparece no vídeo. Quanto ao modo de escrita, é conhecido do grande público a capacidade que os mercados asiáticos têm em produzir cópias dos dispositivos mais famosos e que por vezes chegam a aparecer antes do telemóvel original.

Fica uma imagem compilada pelo AndroidAndMe que compara o Galaxy S III, o Galaxy S revelado no Twitter da Samsung como antecipação, e o Galaxy S IV do vídeo:

[caption]Comparação Galaxy[/caption]

A versão "verdadeira" que a Samsung vai apresentar em Nova Iorque deve continuar a ter o chassis maioritariamente construído em plástico, possivelmente com um aro em alumínio.

Ecrã Super AMOLED de 4,99 ou cinco polegadas com resolução Full HD, processador de oito núcleos conhecido como Exynos 5 Octa na versão europeia e Snpadragon S600 de quatro núcleos a 1,8Ghz para a versão americana, unidade de processamento gráfico PowerVr SGX 544MP e 2GB de memória RAM, são as especificações técnicas mais prováveis do telemóvel.

Um sensor fotográfico de 13 megapixéis com capacidade de captura em HDR e o suporte a redes 4G também devem estar incluídos no dispositivo principal. No caso das redes 4G é possível que haja uma versão sem suporte à Internet móvel de última geração destinado a mercados onde a tecnologia não tem expressão.

Terceiro: só sabem que nada sabem

Hardware à parte, as novidades podem mesmo chegar na parte do software. O Smart Stay e Rotation introduzidos no ano passado vão se alargar ao Smart Scroll e ao Smart Pause. O primeiro faz as páginas Web deslizarem sozinhas no telemóvel analisando o movimento dos olhos do utilizador, enquanto a segunda funcionalidade pausa os vídeos quando o telemóvel deteta que a pessoa rodou a cabeça e deixou de olhar para o equipamento.

Existem ainda informações de que a Samsung desenvolveu uma versão própria do Photosphere do Android 4.2 e que tem o nome de Samsung Orb. Este modo de captura permite registar panorâmicas em 360º, um pouco à semelhança das imagens que podem ser vistas no Street View do Google Maps.

De parte parecem ficar os ecrãs dobráveis, a tecnologia 3D, o suporte à S Pen e possivelmente um carregador de bateria sem fios incorporado de origem.
Resta salvaguardar os leitores para o facto de no ano passado terem surgido igualmente vários vídeos e imagens do que era alegadamente o Galaxy S III, mas que se encontrava afinal "disfarçado" num hardware diferente.

Será que depois de tantos rumores, imagens e vídeos que apareceram na Internet, informações sobre especificações e funcionalidades de hardware, a Samsung ainda consegue o efeito de espanto e surpresa nos utilizadores?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.