As aplicações para smartphones já provaram ser um terreno profícuo no que a novidades concerne. Com o mercado a crescer e a fasquia das expectativas em torno do seu desenvolvimento cada vez mais alta, multiplicam-se as ofertas para este tipo de plataformas.

A maior disponibilidade dos utilizadores para pagar por conteúdos para dispositivos móveis é outro dos factores que pode valer a pena ter em conta na altura de pesar onde investir na criação de soluções. E a Apple continua a ser a marca cujos utilizadores mais descarregam aplicações móveis.

Com isso em mente, multiplicam-se as ofertas de empresas que pretendem tirar partido do momento de prosperidade do iPhone (e iPad) e vão apresentando as suas propostas de aplicações dirigidas a dispositivos com sistema operativo iOS - categoria em que cabe ainda o leitor multimédia com ligação à Internet, o iPod touch.

Desta vez, dirigimos a nossa atenção para as novidades capazes de ajudar a tratar dos seus negócios ou colocar as finanças em ordem. Em mente tivemos critérios como a actualidade, utilidade (dizemos nós) ou a tentativa de destacar também aplicações portuguesas.

É precisamente de uma empresa nacional que chega a primeira sugestão de hoje. Chama-se Cube, é uma ferramenta de gestão de tempo e despesas e encontra-se entre a lista de aplicações "made in Portugal" nomeadas para os Mobile Premier Awards.

[caption]Cube para iPad[/caption]

A solução, desenvolvida pela Bitrzr, encontra-se disponível tanto para iPhone como iPad e foi considerada uma das "10 aplicações para iPad indispensáveis aos profissionais". A utilização custa 4,99 euros por mês, mas pode ser experimentada gratuitamente durante 30 dias.

Depois de uma primeira versão, que se afirmou como uma das primeiras portuguesas com presença no iPad, a empresa criou uma versão que tira partido das capacidades do mais recente sistema operativo móvel da Apple - como o suporte ao multitarefa e a impressão.

[caption]eBudget[/caption]

Também para registo e gestão de despesas, mas de utilização gratuita, está disponível na App Store a eBudget. Embora seja apresentada como mais vocacionada para as finanças pessoais, pode ser uma ferramenta útil também no plano profissional.

O software -fornecido pelo banco Best mas acessível tanto para clientes como não clientes -"permite organizar e gerir as despesas diárias on-the-go de forma prática e inovadora", garantem os responsáveis pelo projecto.

A utilização é caracterizada como "simples e intuitiva", com um conjunto de funcionalidades como o controlo de despesas diário, semanal, mensal ou anual e análise gráfica das mesmas, bem como o registo do local onde a despesa foi efectuada, através do Google Maps. É também possível acrescentar uma imagem à despesa anotada.

Ainda no campo da gestão, mas desta vez voltada directamente para as pequenas e médias empresas, pode valer a pena conferir a proposta apresentada este mês pela SAP. Business One para iPhone, iPad e iPod touch é como é designada a aplicação lançada pela especialista alemã em software empresarial.

Segundo a fabricante, trata-se de "mais um passo" para "tornar possível gerir um negócio em qualquer altura e em qualquer local", pelo que não tem custos para quem já tenha licenças de utilização e contrato de manutenção para o SAP Business One a partir da versão 8.8.

Entre as funcionalidades encontra-se a possibilidade de aceder a informação sobre clientes e stocks, relatórios e alertas e ainda obter aprovação para diversas operações. Através do iPhone ou iPad, os utilizadores podem verificar dados e métricas em tempo real, navegar na informação, responder a acções e desencadear processos remotamente, explicou a empresa.

[caption]SAP Business One para iPhone[/caption]

Voltando às soluções portuguesas, destacamos outra das incluídas na lista de prémios da indústria móvel deste ano: o serviço de gestão de cartões de fidelização da Cardmobili. Segundo a empresa, a solução oferece suporte a "mais de 1.600 cartões de todo o mundo", facilitando a sua utilização e libertando espaço na carteira do utilizador.

[caption]Cardmobili[/caption]

A lista de cartões disponíveis pode ser conferida no site da aplicação onde também são destacadas funcionalidades como a possibilidade de partilhar e sugerir a amigos os cartões de fidelização que mais utiliza. O software encontra-se disponível em versões compatíveis com quase todos os telemóveis (mais recentes) com Internet.

[caption]myOffice[/caption]

Também com o selo "made in Portugal" e concebida com o intuito de facilitar a vida a quem tem necessidade de tratar de "negócios", é chegada a vez de apresentar a app myOffice, desenvolvida pela Swipe Twice para o Avila Business Centers - uma empresa que disponibiliza escritórios físicos e virtuais.

Os responsáveis pela aplicação afirmam tratar-se da primeira plataforma do género a nível mundial, permitindo a gestão, em tempo real, de um escritório físico ou virtual, a partir de um iPhone, iPad ou iPod touch.

Através dela, "os clientes do Avila Business Centers podem ver recados, telefonemas ou a chegada de correspondência que lhe seja dirigida". À semelhança do que acontece com a aplicação da SAP, a utilização do software móvel é gratuita, mas apenas se encontra disponível para os utilizadores dos serviços da empresa.

Depois dos negócios e em jeito de despedida, terminamos com uma sugestão para ajudar a relaxar. Fresquinha como convém em matéria de cerveja, deixamos as sugestões apresentadas este mês pela Super Bock.

Falamos de dois guias, um de restaurantes e outro "da noite", sob a forma de aplicação para os dispositivos móveis da Apple, com os sugestivos nomes de Appetite e Drink Appeal, que oferecem referências de mais de 15 mil espaços em Portugal e estão disponíveis gratuitamente.

Entre as funcionalidades das aplicações estão um sistema de georeferenciação que permite calcular a rota e localizar os espaços mais próximos (com sugestão de trajectos a pé, de carro ou autocarro) e a possibilidade de identificar locais favoritos ou "a visitar". Deixar comentários, votar nos preferidos ou integração com as redes sociais também são opções.

[caption]Appetite e Drink Appeal[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.