Procurar Emprego. Nos dias de hoje é tarefa que muitos milhões conhecem bem e sabem que não é fácil. A procura é muita e a oferta fortemente dominada pelo que todos querem evitar: precaridade.



Hoje é para esta área que viramos as nossas atenções, até porque não faz mal nenhum estar informado sobre oportunidades que possam surgir e nisso a Internet é uma ajuda sem a qual já não conseguimos passar. Não é preciso sujar as mãos no jornal, ir à banca ou gastar dinheiro. Está tudo à distância de um clique.



Instituto de Emprego e Formação Profissional



Começamos pelo mais institucional. O portal do Instituto de Emprego e Formação Profissional pode ser um ponto de partida para quem procura oportunidades de emprego, mas também de formação, sem esquecer que é também o local ideal para se informar de oportunidade de financiamento caso considere a hipótese de criar a sua própria empresa ou desenvolver um projecto.



O IEFP é ainda uma porta de entrada para o NetEmprego. Criado no ano passado, este site reúne ofertas disponíveis nos centros de emprego espalhados pelo país e dá notificação de vagas abertas para a função pública.


No que se refere à busca de oportunidades de emprego na função pública importa também referir a existência da Bolsa de Emprego Publico, por onde passam todas as oportunidades de emprego em que o Estado é o patrão.



Europa aqui tão perto



Continuando numa onda institucional, importa referir o EURES, o chamado portal da mobilidade profissional, ou Rede Europeia de Serviços de Emprego. A iniciativa europeia, reúne ofertas de emprego para 31 países na UE e dispõe de um serviço de aconselhamento disponível para quem procura e oferece emprego, com 700 conselheiros que podem ser uma ajuda na altura de decidir que é tempo de mudar de país.



O Portal Emprego também tem como berço uma iniciativa europeia, nesta caso a Equal, e foi criado para facilitar a entrada na vida activa e apoiar na procura de emprego dentro e fora do país. Espreite também.



Principais portais também ajudam



As principais portas de entrada nacionais na Internet também são uma alternativa a considerar, já que todos encaminham para uma canal nesta área. O SAPO conta com a colaboração de várias empresas especializadas a alimentar as ofertas disponibilizadas no seu SapoEmprego, o Clix recorre ao Expresso Emprego, mas há mais se quiser experimentar outras alternativas.



Será mesmo uma Carga de Trabalhos encontrar emprego?



Olhando a áreas de oferta mais específicas podemos ainda recomendar uma passagem pelo Carga de Trabalhos. Mas aqui interessa saber que só irá encontrar ofertas na área da comunicação, onde se inclui o web design.