Hoje levantei-me cedo e fui ver o Tejo Padrão dos Descobrimentos. Já que estava ali perto dei um saltinho ao Mosteiro dos Jerónimos. Com um dia tão bonito apeteceu-me ter melhor vista da cidade de Lisboa e subir ao Castelo de São Jorge para olhar a cidade. À tarde acho que vou explorar outras vistas desafogadas, quem sabe no topo da Serra da Estrela, mas agora é hora de sair do PC e estar um pouco com a família.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441221.gif

As visitas virtuais dão-nos cada vez mais a possibilidade de ir sem sair de casa. Obviamente que não substituem uma visita in loco onde todos os pormenores são mais vivos e também se fica a conhecer toda a envolvente de determinado local. Todavia, são indiscutivelmente uma boa forma de planear uma viagem, ter uma imagem visual de um local onde gostaríamos de ir mas fisicamente não seja possível no curto prazo, ou recordar uma visita antiga que deixou saudades.



A oferta nacional já é vasta nesta área e cobre a vertente lúdica e cultural. Boa parte dos museus dispõe já deste tipo de ferramentas, assim como alguns dos mais importantes edifícios históricos, como mosteiros, igrejas ou castelos.



Em site próprio ou através de iniciativas mais abrangentes como o Portugal 360, que oferece uma variada selecção de imagens do norte a sul do país, a oferta é cada vez maior. No caso deste site a generalidade das imagens disponíveis permitem, como o nome indica, ter uma visão de 360 graus o que aumenta o interesse da visita e facilita o apelo a imaginar de que se está de facto no local.



Na vertente mais lúdica o site do Oceanário também oferece uma experiência interessante, permitindo ao visitante saber mais sobre as espécies que habitam os diferentes oceanos.



Ainda no plano nacional, há outras coisas curiosas a que pode ter acesso na comodidade do sofá da sala. São exemplos o Supremo Tribunal de Justiça, ou a Residência Oficial do Primeiro-Ministro onde é possível percorrer a sala de visitas, a sala de audiências, ou a sala onde Cavaco Silva recebe os convidados para o jantar.

Fora do país as opções de passeio virtual também são mais que muitas. Destacamos as que o podem levar aos principais centros de cultura, como o Louvre, ou as que permitem contactar com experiência que só existem mesmo na Internet, como o Muva ou o Museu de Arte Japonesa.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441223.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.