A PlayStation 5 chega a Portugal já amanhã, dia 19 de novembro,  e uma das perguntas que surgem com maior frequência é como passar os conteúdos da consola anterior para a nova, sem ter de os descarregar novamente da PSN. Se for assinante do serviço PS Plus, todos os seus ficheiros de progresso, os saves, serão guardados na cloud, pelo que não terá dificuldade de os resgatar.

Mas se prefere não arriscar e ter controlo sobre quais os jogos e ficheiros a migrar, pode fazer um processo manual bastante fácil. A Sony já revelou que é possível correr jogos da PlayStation 4 na PS5 através de um disco externo em modo retrocompatibilidade, por isso, caso não queira ocupar o SSD interno da nova consola que tem apenas 850 GB, pode manter os jogos "antigos" externamente.

Siga os seguintes passos para migrar dados:

1 - Antes de iniciar o processo de migração, deverá certificar-se que tem a mais recente versão do firmware de ambas as consolas. Depois, por questões óbvias de legitimidade, deverá estar autenticado nas duas consolas com a sua conta ou a mesma conta.

2 - No primeiro método, ligue ambas as consolas à mesma rede doméstica. Basta garantir que as tem ligadas por wireless para comunicarem entre si e transferir os respetivos dados.

3 – Se tiver muitos jogos e dados para transferir, se calhar é boa ideia utilizar antes um cabo de rede, neste caso a ligar diretamente as duas consolas.

4 – Siga as instruções fornecidas pela PlayStation 5, através da opção Definições e depois Sistema.

5 – Uma vez dada a ordem de transferência, a ação será feita em background, permitindo continuar a utilizar a consola durante o processo para jogar.

6 – Se tiver jogos da PS4 em disco, que estejam instalados, também pode inserir o disco diretamente no leitor da PS5 para o instalar diretamente.

7 – E caso tenha um disco externo com jogos instalados de PlayStation 4, o mesmo também é reconhecido na PS5 através de USB, permitindo jogar diretamente. Se notar que os jogos PS5 não podem ser instalados num disco externo. E por isso mesmo a Sony recomenda que os jogos da PS4, a serem utilizados em retrocompatibilidade na PS5, sejam feitos num disco externo, para poupar o SSD para os novos jogos.

8 – Caso usufrua de jogos comprados na PSN em versões digitais, pode fazer a autenticação da conta na PS5 e voltar a descarregar esses jogos adquiridos.

9 – Se pretender transferir apenas os dados de saves da PS4 para a PS5, pode usar uma simples pen.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.