O Outlook é uma ferramenta quase indispensável para múltiplos utilizadores, sobretudo para quem depende dela para o trabalho. No entanto, por vezes, surgem certos problemas que, à primeira vista parecem um autêntico mistério, e que podem ser particularmente frustrantes para quem está à espera de um email importante ou para quem precisa de enviar uma mensagem urgente.
Para ajudar quem não consegue enviar ou receber mensagens de correio eletrónico através do Outlook damos a conhecer algumas soluções que pode experimentar.
Note que existem algumas medidas que deve tomar antes de começar a pôr em prática as soluções que lhe apresentamos neste artigo. Deve primeiro verificar se a sua ligação à Internet é estável, assim como dar uma vista de olhos à caixa do email de Lixo para ver se as mensagens não estão a ir parar lá, tanto do seu lado como do remetente.
Está à espera de uma mensagem com um anexo relativamente “pesado”? O tamanho dos anexos pode ter um impacto na forma como recebe ou envia os seus emails. Nestes casos, o melhor é mesmo recorrer a outras soluções online, como aquelas que poderá encontrar neste How to TeK dedicado à temática.
A sua caixa de correio do Outlook deixou de funcionar? Clique nas imagens para ver como resolver
Siga estes passos:
1 – Comece por verificar se o Outlook não está em modo offline. Por vezes, quando surgem problemas na ligação à Internet, a aplicação muda automaticamente para este modo, voltando ao normal quando a conexão é reestabelecida.
2 – A sua ligação à Internet já está estável, mas continua a ver a indicação no canto inferior direito? Vá ao separador “Enviar/Receber” e clique em “Trabalhar Offline”
3 - Verifique se existe alguma regra em vigor que está a impedir a receção de emails. Abra o separador “Base”, clique na opção “Regras” e, de seguida, em “Gerir regras e alertas”.
4 - A partir deste painel poderá ver se há alguma regra que está a impactar a forma como recebe as mensagens.
5 – Por vezes reiniciar o Outlook apresenta-se como uma solução simples para resolver certos problemas. Note que não basta clicar no botão de fechar no canto superior direito, pois a aplicação continua a correr em segundo plano. Comece por pressionar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas.
6 – No separador “Processos” selecione a opção Microsoft Office e clique em “Terminar tarefa”. Aguarde até que a aplicação seja terminada e, depois, volte a abri-la.
7 – Se até agora nada funcionou é possível que a aplicação possa estar corrompida. Para resolver o problema vá às definições do Windows e clique em “Aplicações e funcionalidades”. Na lista apresentada, selecione a opção Office e, de seguida, “Opções avançadas”.
8 – Na secção “Repor” clique em “Reparar”.
9 – Pode também experimentar reparar o seu perfil do Outlook. No separador “Ficheiro” selecione “Definições de Conta”.
10 – Selecione a conta em questão e clique depois em “Reparar”.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
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