Quantas vezes está a navegar na internet e tem problemas, seja a velocidade na ligação ou páginas que não carregam por inteiro, entre outras dores de cabeça. A primeira coisa a culpar é o router ou o operador do serviço pela lentidão da navegação, mas os problemas podem estar do nosso lado sem se dar conta.
É nesse sentido que a Google introduziu novos controlos de performance no seu browser de navega Chrome, prometendo acelerar a velocidade, mas também ajudar os utilizadores a detetar e a resolver algumas dessas situações.
Veja na galeria como acelerar a velocidade de ligação no Chrome:
1 – Um dos principais problemas na navegação é a abertura de muitas abas em simultâneo. O Chrome consome bastantes recursos de memória dos computadores e quantas mais abas tiver abertas, mais terá que distribuir. Para os mais esquecidos e têm dezenas de abas abertas, mesmo que metade não sejam sequer necessárias, a Google introduziu a ferramenta Performance Detection.
Esta ferramenta é automática e basicamente o Chrome identifica potenciais problemas de performance, sugerindo algumas ações. Não se assuste se o Chrome abrir uma pequena caixa de alerta, detetando que algumas abas possam estar a consumir recursos extra. Poderá corrigir simplesmente clicando em “fix now”. Mas tenha a ideia sempre presente que as abas não necessárias devem ser fechadas.
2 – Existem agora três opções para o modo Memory Saver que pode definir para aquele que mais se adequa às suas necessidades. Para aceder clique nos três pontinhos no canto superior direito e em baixo clique em definições.
3 – No menu esquerdo clique em Desempenho.
4 – Na página principal aceda em baixo à opção Memória. Vai poder escolher entre poupança de memória Moderada, Equilibrada e Máximo. Por defeito, o sistema recomenda o Equilibrada, em que os separadores ficam inativos depois de um pouco período. Pode escolher as outras opções consoante precise de mais ou menos tempo até que as abas passem a ficar inativas.
5 – Ainda na área da performance existem outras opções que pode alterar. Pode definir se quer que o Chrome faça o pré-carregamento das páginas. Pode alterar entre o padrão, em que apenas algumas páginas são previamente carregadas ou o sistema alargado, onde são guardadas mais.
6 – Por fim, pode assinalar quais os websites que devem sempre manter-se ativos. Esta função pode ser muito útil para que o sistema tenha em conta os websites essenciais com os quais trabalha, para que permaneçam sempre ativos na aba, mesmo quando não estão a ser acedidos. Aqui deve mesmo colocar os essenciais, para não sobrecarregar o Chrome.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários