O seu computador demora demasiado tempo a arrancar? Se já fez uma limpeza aos ficheiros que já não utiliza, se verificou que não se trata de uma questão de segurança, e mesmo assim nada parece resultar, o problema pode estar nas aplicações que iniciam automaticamente de cada vez que liga o PC.

É verdade que há aplicações que são essenciais para este processo, porém outras menos necessárias acabam por impactar a forma como o arranque do Windows se processa, sobretudo se tem uma vasta quantidade de apps que se enquadram nesta categoria.

À semelhança do que acontece no Windows 10, no caso do Windows 11 é igualmente fácil gerir a execução de aplicações quando inicia o computador, seja a partir das definições do sistema operativo ou através do gestor de tarefas.

Clique nas imagens para ver como gerir a execução de programas no arranque do Windows 11

Siga estes passos:

1 - Aceda às definições do Windows e selecione a opção “Aplicações”.

2 - Clique em “Arranque”.

3 - A partir desta secção poderá desativar as aplicações que considera desnecessárias. Para facilitar o processo, pode ordená-las por impacto causado no processo de arranque.

4 - É também possível gerir estas apps a partir do gestor de tarefas do Windows. Para tal, clique com o lado direito do rato na barra de tarefas do Windows, ou no ícone do Windows, e selecione a opção “Gestor de Tarefas”. Alternativamente, pode pressionar a combinação de teclas Ctrl + Shift + Esc.

5 - Clique na opção “Aplicações de arranque” no menu de ícones à esquerda.

6 - Selecione a app e depois a opção “Desativar” no canto superior direito.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.