Quando adquirimos um novo smartphone, os primeiros tempos conseguimos manter o sistema limpinho e organizado, com as apps que mais utilizamos no ecrã principal. Mas com a utilização e quantidade de apps e jogos que experimentamos, nem sempre fazemos a manutenção do equipamento, significando que as aplicações começam a amontoar-se nas páginas seguintes e para encontrar aquilo que queremos, apenas através da pesquisa.

Felizmente o Android é flexível no que diz respeito à organização e pode optar por fazê-lo de formas diferentes. Neste How to TEK deixamos algumas dicas para manter o equipamento mais limpo e organizado.

No entanto, tenha em consideração que nem todos os smartphones usam a mesma versão de Android e certas funcionalidades podem ser diferentes ou estarem ausentes entre os modelos.

Veja na galeria como manter as apps do smartphone arrumadas:

1 – Crie pastas para aplicações semelhantes

Provavelmente tem diferentes aplicações instaladas sobre a mesma área. Por exemplo, as respetivas aplicações dos bancos com que trabalha, diferentes serviços de mobilidade (Uber, Kapten, etc.) ou mesmo, claro, redes sociais. Por isso, em vez de ter as aplicações espalhadas, mesmo que ordenadas, crie uma pasta e coloque as respetivas aplicações. Para criar uma pasta basta arrastar um ícone para cima de outro, ficando os dois juntos.

Depois pode mudar o nome da pasta, ainda que o sistema detete e faça logo uma sugestão (nem sempre a mais correta). Assim, crie uma que se chame Social e coloque as apps do Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e assim adiante. Para esvaziar arraste para fora, e se a pastar ficar vazia, esta desaparece automaticamente.

2 – Utilize a gaveta de favoritos

Na parte inferior do smartphone, há cinco aplicações que estão sempre fixas, independentemente onde esteja, no ecrã home ou nas restantes páginas do sistema. Este é o local onde são fixadas as aplicações favoritas. Não ignore este espaço só porque já está preenchido por defeito com aquelas que o sistema entende serem as mais importantes. Certo que a aplicação das chamadas telefónicas deverá estar sempre à mão, mas será que precisa mesmo das SMS? Ou mesmo da câmara fotográfica, quando se pode criar um atalho para a mesma diretamente dos botões físicos do smartphone sem ser necessário desbloquear o sistema?

Por isso pense naquelas que mais utiliza, pode ser o WhatsApp, o calendário, o Google Docs ou qualquer app que esteja sempre a utilizar. Para retirar uma app do favorito basta premir e arrastá-lo para o ecrã principal. E o mesmo para colocar uma app nos favoritos, basta arrastá-la para lá.

3 – Desinstale aplicações desnecessárias

Quando mete mãos à obra para organizar as aplicações, pense primeiro se determinada aplicação ainda é utilizada, caso contrário não tenha problemas em desinstalá-la, pois se voltar a necessitar, pode sempre fazer novamente o download da Play Store. Isto aplica-se sobretudo aos entusiasmas que gostam de estar sempre a instalar novidades, mas depois acabam por ficar esquecidas.

Uma boa dica é deixar de fora das pastas as apps que não consegue catalogar e no fim, pense se lhe faz falta e desinstale. Pode ainda criar uma pasta sem categoria definida e empilhar lá essas apps, sempre ficam mais arrumadas.

4 – Use a Play Store para consultar as apps menos usadas

Ainda no que diz respeito à desinstalação de uma app, caso tenha dúvida na sua utilidade, pode sempre consultar o tempo que a utilizou na Play Store. Entre na loja, toque no ícone do seu avatar, escolha “Gerir apps e dispositivos”. Escolha a função “Gerir”. Vai ser listada todas as apps e jogos que tem instaladas, mas pode tocar na opção para as que não estão instaladas. Ou seja, apps que já instalou, que ficaram registadas, mas depois desinstalou. Sempre que necessitar repor, é aqui que deve vir.

Para verificar as mais usadas, toque nos três riscos à direita onde diz “atualizados recentemente”. Aqui vai poder ordenar por nome, as mais ou menos atualizadas, o tamanho, etc. Ou seja, vai poder tomar decisões mais ponderadas não só quanto ao uso, mas o tamanho que ocupa na memória do equipamento. Talvez considere em manter uma app pouco usada, mas que não pesa nada, agora quando se trata de obter espaço, as aplicações mais pesadas e menos utilizadas são as primeiras que deve “atacar”. Lembre-se que qualquer app que desinstale inadvertidamente pode ser aqui também reinstalada.

5 – Experimente um gestor de ficheiros

A Google tem uma aplicação chamada Files, que permite gerir não só aplicações, como ficheiros. Este serve sobretudo para manter o equipamento mais leve, ajudando a detetar fotografias repetidas ou ficheiros duplicados. A aplicação elimina ficheiros grandes, aplicações ou ficheiros temporários e até memes que recebe. Pode Tocar no botão “Limpar” e deixar o sistema aliviar algum peso do sistema. No que diz respeito às aplicações, pode optar por eliminar apps que não são utilizadas: mais uma vez vai ter acesso à lista de jogos e apps com a respetiva data de última utilização e espaço que ocupa. Ao selecionar, vai receber uma mensagem de confirmação para cada uma antes de apagar. E vai certamente ver o espaço livre “crescer”.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.