Durante anos o Windows 10 fez parte dos nossos computadores, considerado um dos sistemas operativos mais estáveis da Microsoft e ainda utilizado por muitos utilizadores. Mas o Windows 11 é o mais recente, que pode fazer atualização gratuitamente e já vem instalado nos novos computadores que são comprados. Até porque o Windows 10 vai ver o suporte técnico descontinuado em 2025, obrigando de uma vez à mudança.

Se começou agora a mexer no Windows 11, é normal que haja um misto de familiaridade e estranheza em simultâneo, pois apesar de ambos os sistemas operativos serem semelhantes, há uma modernização das interfaces e expansão de opções. Ou simplesmente algumas ferramentas que eram normais de utilizar deixaram de existir (ou foram para o estaleiro para serem melhorados e lançados no futuro).

Uma coisa é certa, há mais opções de personalização, até porque as definições de defeito podem não ser as ideais para todos. Podem haver widgets e ferramentas que lhe interessem mais e podem ser expandidas. Mas neste How to TEK vamos conhecer quatro opções que pode personalizar rapidamente no Windows 11.

Veja na galeria as quatro sugestões de personalização:

1 – Coloque o ícone Início “no sítio”

Um dos primeiros choques quando se faz o upgrade do Windows 10 para o 11 é a alteração da posição da barra de ferramentas, que desde sempre está alinhado na esquerda, mas que no novo sistema operativo aparece no centro. Se é um dos utilizadores que lhe faz confusão essa mudança, as boas notícias é que pode mudar para o formato clássico.

Para mudar clique com o botão direito do rato na barra de ferramentas e escolha a opção “Definições da barra de tarefas”. Dentro do menu “Comportamentos de barra de tarefas” verifique que o alinhamento está em “Centro”. Basta mudar para a opção “Esquerda”.

2 – Personalize o painel de definições rápidas

O Windows 11 introduziu a possibilidade de personalizar as ferramentas e definições rápidas que aparecem no painel de definições rápidas. Anteriormente apenas tinha o acesso ao som, estado de bateria e rede. Agora é possível aumentar as opções ou retirar as que não necessita, incluindo o hotspot móvel, luz noturna, a transmissão do ecrã, etc.

Para adicionar ou remover estas definições, clique na área onde está o símbolo da bateria para expandir o menu. Depois clique no lápis, ao lado da roda dentada das definições. Pode remover os ícones disponíveis ou clicar no botão Adicionar para listar mais definições a colocar.

3 – Quais são os widgets que deseja ver na barra de tarefas?

Já deve ter dado conta que o ícone da temperatura e estado do tempo na barra das tarefas não é mais que um atalho para um painel de informações úteis desde notícias rápidas, os valores da bolsa e outras informações. É possível adicionar e remover widgets a este painel.

Para modificar as informações, clique no ícone da meteorologia e no painel completo clique na roda dentada, no canto superior direito. No menu escolha a primeira opção “Descobrir novos widgets” para aparecer uma lista de novidades que pode introduzir no quadro. Quando escolher uma delas (Spotify, calendário, To to, etc.) clique no botão “Afixar” azul na parte inferior do painel.

4 - Utilize as novas abas no Explorador de Ficheiros

Uma novidade muito útil no Explorador de Ficheiros é a possibilidade de navegação utilizando abas, tal como utiliza num qualquer browser de internet. Desta forma já não precisa de saltitar entre janelas do explorador para aceder às diferentes pastas de ficheiros, pode simplesmente manter uma ativa e saltitar entre as abas.

Como seria de esperar, basta carregar com o botão direito do rato em cima da pasta e escolher “Abrir num novo separador”. Copiar ou mover ficheiros passa a ser bem mais rápido e fácil.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.