Lembrar de dezenas ou centenas de palavras-passe de um website ou um serviço pode ser penoso e existe diversas ferramentas que atuam como cofre para as guardar, como o Last Pass, sem a necessidade de as decorar. A Google também permite que memorize as credenciais no seu serviço, facilitando a vida dos utilizadores de Chrome para quando deseja consultar o Gmail ou Facebook sem ter que escrever constantemente o log in e password.

No entanto, pode ter-se registado em algum site que não deseje mais manter-se autenticado ou criou uma nova conta, mas o sistema teima em autenticar-se com os dados antigos. Muitas vezes procuramos a opção no próprio website ou mesmo no Windows 10, quando esta está mesmo nas opções da conta do Google, acessível através do browser.

É muito fácil apagar uma password associada à sua conta, até convém esporadicamente fazer uma verificação a esta lista, não vá ter ainda gravado alguma app, website ou videojogo que já não esteja a usar, e todo o cuidado é pouco no que diz respeito ao registo das nossas credenciais.

Conheça passo a passo o que necessita fazer para aceder à lista de passwords no Chrome em PC ou Mac:

1 – Aceda à sua conta da Google (myaccount.google.com) e faça a autenticação.

2 – Clique na opção à esquerda “Segurança” ou “Security” caso tenha o sistema em inglês.

3 – Faça scroll à página para baixo até encontrar a aba “Iniciar sessão noutros sites”. Aqui vai encontrar três opções de gestão: “Iniciar sessão com o Google”, “Gestor de palavras-passe” e “Contas associadas” que pode gerir e ir verificando de tempos a tempos.

4 – Na opção “Iniciar sessão com o Google” aparecem todas as aplicações ou websites que decidiu não criar conta própria, mas sim utilizar a autenticação da Google, sem fazer registo. Jogos para smartphones, o Windows ou o WhastApp são exemplos. Ao clicar em cada uma vai ter acesso a informações como a data em que fez a autenticação e claro, o botão para remover o respetivo acesso.

5 – O Gestor de palavras-passe é o cofre da Google. Aqui vai poder ver, editar e eliminar as palavras-passe de todos os websites que se registou.

6 – Em “Contas Associadas” são listados os sites ou aplicações de terceiros os quais deu autorização à Google para aceder. Por exemplo, se tem um assistente digital numa coluna inteligente, pode dar autorização ao Google Assistant para aceder à sua conta do Spotify, para tocar músicas da sua play list.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.