Por vezes damos conta que os mais jovens estão a jogar videojogos ou a usar apps que não são para a sua idade, e como é impossível vigiar constantemente o que estão a fazer nos seus smartphones Android, há que ativar as funcionalidades do controlo parental para impedir que acedam a esses conteúdos impróprios.

Mas nem sempre é fácil encontrar as opções no próprio smartphone, já que requer a configuração da app Family Link. Pode cortar o “mal pela raiz” indo diretamente à Play Store e limitar esse acesso. Para tal pode aceder às definições da loja e definir um PIN que deve guardar, para que quando o menor tente aceder a algum jogo que não seja para a sua idade, tenha de lhe pedir autorização.

Veja na galeria os passos para ativar e desativar o controlo parental na Play Store:

De notar que a definição de controlo parental não apaga aplicações que já estejam instaladas. Terá de desinstalar cada aplicação manualmente que ache imprópria para os mais pequenos.

E para apagar a cache e o histórico de navegação da loja deve fazer os seguintes passos.

1 - aceder às definições do equipamento
2 – escolher aplicações e notificações
3 - selecionar a Google Play Store
4 - opção armazenamento e cache
5 - optar por apagar a cache ou limpar o armazenamento

Se tiver dúvidas nos passos de configuração e apagar a chache, pode assistir no vídeo como se faz:

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.