As muitas mensagens recebidas nas contas do email podem conter imagens que não só contribuem para o espaço de armazenamento na cloud, no caso do Gmail.
Mas por outro lado, as imagens que acompanham os emails podem também ser um perigo à privacidade dos utilizadores, sobretudo quando este não é solicitado, como as campanhas publicitárias, por exemplo. Os emails de marketing têm frequentemente códigos escondidos que seguem a atividade online dos utilizadores.
Os chamados pixéis dentro das imagens que monitorizam quando o utilizador abre a respetiva mensagem no email. Embora não se trate de algo nocivo, serve para informar a eficácia das campanhas de marketing, ajudando a perceber se o utilizador abriu a mensagem e acabou por comprar os respetivos produtos.
Obviamente que gostamos da nossa privacidade, e no caso das imagens pode não só aumentar o nível de privacidade da sua conta, como poupar nos dados respetivos. Para tal a questão é muito simples, basta bloquear o download automático de imagens nos mails recebidos. Pode fazer no Outlook (que por defeito até já bloqueia as imagens) ou no Gmail.
Veja na galeria como bloquear o download de imagens:
Bloquear imagens no Gmail em Browser:
1 – Aceda à roda dentada das Definições, no topo direito da janela onde tem a imagem da conta, e prima “See all Settings”.
2 – Na opção General, percorra a página para baixo até encontrar a opção Images. E ative a opção “Ask before displaying external images”.
3 – Não se esqueça de gravar a mudança no fundo da página.
4 - Isto significa que os emails com mensagens são descarregados sem imagens. Para ver a mensagem terá de clicar manualmente na respetiva mensagem. Ainda assim, quando o Gmail considera que o remetente ou as mensagens são suspeitas, terá de visionar manualmente as imagens. Por outro lado, quando o remetente é considerado seguro, como por exemplo, outra conta que tenha ou conta pessoais, a opção é ignorada, e as imagens aparecem como normalmente. E pode criar exceções, assinalando que pode abrir as imagens daquela fonte.
5 – Ao bloquear o download automático das imagens, por defeito vai também desativar o sistema de email dinâmico, onde se incluem questionários, catálogos ou capacidade de responder a comentários diretamente do email.
Bloquear imagens no Gmail em App:
De considerar que quando bloqueia as imagens no browser, a app do smartphone também assume, e vice-versa. Mas conheça os mesmos passos a dar no caso de querer modificar na aplicação do Gmail.
6 – Na app do Gmail, escolher os três tracinhos das opções, no canto superior esquerdo, na caixa de pesquisa.
7 - Deslizar para baixo até Definições.
8 – Escolher a conta em questão.
9 – Deslize até ao fim e selecione Imagens e escolher a respetiva opção.
Bloquear imagens no Outlook:
As mensagens recebidas no Outlook, por defeito, têm as imagens desativas. Siga os passos para ativar/desativar imagens.
10 – Clicar na tab Ficheiro, Opções e Centro de Confiança.
11 – Clique em Definições do Centro de Fidedignidade.
12 – Escolha a opção Transferência automática.
13 – Escolha a opção Não transferir automaticamente as imagens. O Outolook oferece mais parâmetros que pode selecionar para refinar as escolhas.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários