Agora que o novo ano está a começar, porque não aproveitar para pôr as limpezas em dia e trazer mais ordem ao armazenamento do smartphone? Para evitar ficar sem espaço, e para assegurar o bom funcionamento do equipamento, é recomendável fazer limpezas regulares.

Durante o processo é provável que já se tenha deparado com a categoria “Outros” no armazenamento do smartphone Android. Ao contrário de outras categorias, não é fácil aceder aos seus conteúdos para ver e eliminar o que está a ocupar mais espaço.

Mas afinal o que são os “Outros”? Esta categoria é composta por uma variedade de ficheiros que não se enquadram em outras mais claramente definidas, como imagens, documentos ou aplicações.

Aqui incluem-se, por exemplo, ficheiros temporários e do próprio sistema, certos dados de apps, ou até cópias de segurança e atualizações que não foram bem sucedidas. Embora não exista uma forma de apagar diretamente conteúdo que já não precisa na categoria “Outros”, existem algumas técnicas que pode usar para reduzir a sua dimensão.

Clique nas imagens para ver o que pode fazer para limpar a categoria “Outros” no armazenamento do smartphone

Siga estes passos: 

1 - Antes de avançar, aproveite para fazer uma limpeza aos ficheiros que estão a mais no smartphone. Através da secção dedicada ao Armazenamento, nas definições, é possível ver o “peso” de cada categoria, aceder aos respectivos ficheiros e apagar manualmente o que já não precisa. A app Files Go da Google também o pode ajudar a gerir o espaço disponível de forma mais eficiente e pode ver como a usar neste How to TeK.

2 - Limpar a cache das apps pode ajudar a diminuir a dimensão ocupada pela categoria "Outros". Para tal, aceda às definições do smartphone e, de seguida, à secção dedicada às aplicações.

3 - Selecione uma aplicação. Se desejar, pode organizá-las consoante a dimensão para começar logo pelas mais “pesadas”.

4 - Toque em “Armazenamento”.

5 - Selecione “Limpar cache”. Se necessário pode também escolher a opção “Limpar dados”. Atenção: esta opção elimina todos os dados da app, incluindo ficheiros, definições, contas e preferências.

6 - Por vezes, ao desinstalar uma aplicação, existem alguns ficheiros que continuam a permanecer no armazenamento do smartphone, algo que pode ter impacto na categoria “Outros”. Mas é possível eliminá-los manualmente. Vá ao gestor de ficheiros do smartphone e toque em “Definições”.

7 - Ative a opção “Mostrar ficheiros sistema ocultos”.

8 -  No armazenamento interno, procure por /Android/obb. Aqui encontrará várias pastas cujos nomes seguem, de modo geral, esta estrutura: com.(nome da empresa ou developer).(nome da app). Verifique se existem nomes de aplicações que desinstalou anteriormente apague os ficheiros.

Agora procure e aceda a /Android/data. Repita o processo anterior. Note que, em certos casos, devido a restrições do sistema, poderá ter de realizar este processo a partir do computador.

9 - Se até agora nada funcionou, poderá ser necessário tomar uma medida mais drástica: apagar e repor os dados do smartphone com configurações "de fábrica", tal como explicamos neste How to TeK. Antes de iniciar o processo, não se esqueça de fazer backup de todos os dados que não quer perder.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.