É sabido que quantos mais separadores abrir no browser, mais recursos serão consumidos: algo que impacta o desempenho do computador. A situação torna-se ainda mais complicada quando está a tratar de várias tarefas mais “intensas” em simultâneo.
Embora existam ferramentas, como extensões, que podem ajudar, alguns browsers contam já com funcionalidades que permitem poupar recursos ao “adormecer” separadores que não estão a ser utilizados. Esta é uma funcionalidade já integrada no Edge da Microsoft, mas sabia que o Chrome e o Firefox também dispõem de opções semelhantes?
Recentemente, a Google anunciou a chegada de duas novas opções que permitem otimizar o Chrome para poupar recursos, incluindo bateria e memória. Segundo a tecnológica, esta segunda opção liberta memória dos separadores inativos, para uma experiência de navegação mais rápida.
As novidades de poupança de recursos estão a ser implementadas de forma gradual no Chrome, mas há maneira de as ativar, de forma semelhante à que se passa no caso da poupança de bateria, como já explicámos no How to TeK.
O Firefox conta também com uma funcionalidade semelhante. Através dela, o navegador da Mozilla suspende os separadores automaticamente, de modo a evitar falhas por falta de memória disponível. A funcionalidade também lhe dá a possibilidade de suspender separadores manualmente.
Note que, para o caso de não querer que certos separadores sejam “adormecidos”, é possível configurar as respectivas funcionalidades no Edge e no Chrome. Embora esta opção não esteja disponível no Firefox, sempre poderá desativá-la se considerar nessarário.
Usa o Edge? Clique nas imagens para ver como ativar gerir a suspensão dos separadores
Siga estes passos:
1 - Clique no ícone com três pontos horizontais e, de seguida, em Definições.
2 - Selecione a opção “Sistema e desempenho” no menu à esquerda.
3 - A partir da secção “Otimizar o Desempenho” é possível gerir a funcionalidade.
4 - Tem um conjunto de websites que não deseja que entrem em modo de suspensão? Clique em “Adicionar” para juntá-los à lista.
Clique nas imagens para ver como ativar e gerir a funcionalidade no Google Chrome
Siga estes passos:
1 - Abra o Chrome e escreva chrome://flags na barra de endereço.
2 - Pesquise por #high-efficiency-mode-available na caixa de pesquisa. Selecione a funcionalidade e, de seguida, escolha a opção “Enabled”.
3 - Clique em “Relaunch” para avançar.
4 - Depois de reiniciar o Chrome, vá à seção de Definições e clique no separador “Desempenho” no menu à esquerda.
5 - Clique no indicador para ativar a funcionalidade de poupança de memória.
6 - Quer manter um conjunto de sites sempre ativos? Clique em "Adicionar" e escreva as páginas em questão.
Clique nas imagens para ver como gerir a funcionalidade no Firefox
Siga estes passos:
1 - Abra o Firefox e escreva about:unloads na barra de endereço.
2 - A partir desta secção pode ver os recursos que estão a ser consumidos por cada um dos separadores que tem abertos. Ao clicar no botão "Suspender" pode tornar inativos os separadores que não estão em uso.
3 - Se quer desativar a funcionalidade, comece por escrever about:config na barra de endereço.
4 - Clique em “Aceitar o risco e continuar”.
5 - Escreva browser.tabs.unloadOnLowMemory na caixa de pesquisa e clique no botão “Alternar” para configurar o valor para "False".
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários