Gerir o tempo de vida útil das baterias dos equipamentos eletrónicos pode ser um problema e o caso dos computadores portáteis não é uma exceção à regra. Com o uso constante, entre sucessivos ciclos de cargas e descargas, de repente, damos por nós com uma “bomba-relógio” nas mãos, sem conseguir prever quanto tempo é que o computador vai conseguir manter-se ligado. É verdade que já existem power banks para portáteis, mas o elevado custo pode nem sempre compensar, em especial, quando a bateria já está muito viciada.

Para evitar futuros incidentes em que as únicas soluções são mandar o equipamento para ser arranjado, entrar numa lógica de substituir a bateria ou até comprar um portátil novo, é útil manter-se atento à “saúde” da bateria do portátil. Ao fazê-lo, perceberá quanto tempo de vida útil ainda resta e poderá pôr em prática medidas para gerir o consumo de energia.

Verificar o estado da bateria não requer operações complicadas nem a instalação de algum tipo de software. Se está num portátil que tem um sistema operativo da Microsoft instalado precisa apenas de abrir a linha de comandos PowerShell e escrever “powercfg/batteryreport”. Caso tenha um portátil com uma versão do Windows anterior à 7 poderá repetir o mesmo procedimento através da linha de comandos, executando-a como administrador.

Como verificar o estado da bateria em portáteis com Windows instalado. Veja a galeria e siga os passos

Depois de pressionar na tecla Enter, o sistema vai gerar um relatório no formato html que poderá ser encontrado na sua pasta do utilizador na unidade onde está instalado o sistema operativo.

Ao percorrer o relatório encontrará informações acerca da bateria do portátil, incluindo a sua capacidade e quantos ciclos de carregamento já foram realizados, assim como um histórico com estatísticas de uso.

Por exemplo, se é um utilizador que costuma usar o portátil ligado à corrente e nunca descarregou totalmente a bateria do equipamento, é provável que não lhe apareçam dados na secção dos ciclos. Assim, deve verificar as indicações no final da página do relatório que apresentam uma estimativa da atual duração de uma carga em comparação com o tempo de autonomia original.

De modo geral, a vida de uma bateria de iões de lítio ronda entre os 300 e 500 ciclos, mas poderá variar, por exemplo, consoante a marca do portátil e por isso mesmo é recomendável verificar as informações da fabricante.

Se está num portátil da Apple, o processo torna-se ainda mais fácil. Ao clicar no ícone da maçã, no canto superior esquerdo, selecione a opção “Acerca deste Mac” e, de seguida, “Relatório do sistema”. Na barra que surge no lado esquerdo do relatório do sistema encontrará a secção “Energia”. Ao clicar nela poderá ver informações sobre a bateria incluindo o número de ciclos.

Como verificar o estado da bateria em portáteis com MacOS instalado

De modo geral, os MacBook Pro e Air mais recentes costumam ter um tempo de vida de 1000 ciclos, embora haja variações consoante os modelos. No caso do computador que o SAPO TEK testou, um MacBook Air de 2013, já foram percorridos 570 ciclos, o que significa que a bateria do equipamento vai a metade do seu tempo de vida útil.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.