Sendo um formato de ficheiros mais recente, as imagens em WEBP são cada vez mais utilizadas para ilustrar os websites. O formato foi desenvolvido pela Google, para mostrar as imagens de uma forma mais eficiente, com maior qualidade, mas com menor peso de dados quando comparado com os tradicionais formatos JPG e PNG, por exemplo.
No entanto, quando é preciso gravar uma imagem, esta fica em formato HTML, tornando-se inútil para usar num trabalho ou mesmo definir como wallpaper. Felizmente, é possível converter facilmente estas imagens, seja através de aplicações de edição, ou conversão direta a partir de ferramentas online.
Veja na galeria algumas formas de converter as imagens WEBP em JPG e PNG
Siga estes passos:
1 – Escolha a imagem que deseja utilizar, carregue com o botão direito em cima da imagem e selecione “copiar imagem”.
2 – Pode utilizar qualquer editor de imagem que tenha disponível no computador, como por exemplo o Paint do Windows, o gratuito Gimp, o Photoshop, etc. Basta colar a imagem, fazendo “CRTL + V”.
3 – Na aplicação GIMP deve escolher a opção “Exportar” e escrever o formato desejado, como por exemplo .JPG ou .NPG, por exemplo, como extensões das imagens.
4 – No Paint faça “Gravar como” e escolha o formato desejado da lista disponível.
5 – Também poderá fazer a conversão direta online, através do website Convertio (https://convertio.co/pt/). Basta gravar as imagens pretendidas no computador e depois arrastá-las para converter em conjunto. No menu pode selecionar o formato para o qual deseja fazer a conversão. Existem outros websites com ferramentas semelhantes, como o Anyconv, Iloveimg ou o webtopng.
6 – No Mac, pode utilizar a aplicação Preview App, disponivel no sistema operativo, equivalente ao Paint do Windows. Use a opção Finder para localizar o respetivo ficheiro, selecionar a opção Export e escolher na lista do formato os ficheiros JPG ou outra que pretenda. Dê o respetivo nome e clique em save.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver dúvidas ou sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários