Nem sempre é fácil manter um olho atento em relação àquilo que os mais novos fazem quando estão ao computador. Se está preocupado com a possibilidade de o seu filho aceder a conteúdos impróprios para a sua idade, de passar demasiado tempo em frente ao ecrã ou de gastar dinheiro em jogos sem o seu conhecimento, o modo de controlo parental do Windows 10 pode dar-lhe uma ajuda.

Antes de ativar qualquer tipo de medidas de controlo parental há um aspeto importante a ter em conta. De modo geral, os especialistas da área recomendam que tenha uma conversa com os seus filhos, de modo a explicar-lhes os motivos por trás das decisões que vão ser tomadas, aproveitando para falar sobre situações que podem parecer aparentemente inofensivas para os mais novos, mas que podem ser perigosas.

Através das funcionalidades do Windows 10 concebidas para a utilização familiar, os pais podem estabelecer limites de utilização do computador, dos smartphones Android associados ou até da Xbox One caso tenha uma em casa, ajudando as crianças ou adolescentes a desenvolver hábitos mais saudáveis.

Além de poder restringir o acesso a conteúdos, como jogos ou websites que sejam inapropriados, é possível configurar o sistema para pedir a sua aprovação antes de qualquer aquisição na Microsoft Store e para o notificar quando é feita alguma compra através da conta do seu filho.

Clique na galeria para saber como ativar o modo de controlo parental no Windows 10

Siga estes passos:

1 – No menu de Início do Windows clique em “Definições”.

2 – Selecione a opção “Contas”.

3 – Depois de clicar em “Família e outros utilizadores”, localizado na barra à esquerda, escolha “Adicionar um membro da família”.

4 – Introduza o endereço de email do seu filho. Se ainda não tem uma conta, pode criá-la rapidamente em “Criar uma para um menor”.

5 – A conta será adicionada ao seu grupo de família, com as definições predefinidas para a sua idade. Selecione “Fechar” para avançar.

6 – Escolha a opção “Gerir definições de família online”.

7 – Será levado para um dashboard online onde poderá configurar o modo de controlo parental.

8 – Em “Atividade Recente” ative a opção “Relatório de Atividade” para verificar aquilo que os mais novos fazem quando estão online, num smartphone Android compatível com o Microsoft Launcher ou na Xbox One.

9 – Já em “Tempo passado ao ecrã” é possível definir limites à utilização dos dispositivos e aplicações.

10 – Depois de selecionar um dispositivo, pode clicar em cada um dos dias da semana para indicar o limite de tempo.

11 – Nas “Restrições de conteúdo” pode definir uma idade limite para bloquear aplicações e jogos. Todos os itens que excedam as classificações de conteúdo que tenha decidido que são adequadas necessitarão da sua aprovação.

12 – Na mesma seção, clique em “Bloquear sites impróprios” para limitar o acesso a conteúdos que não sejam adequados à idade do seu filho no navegador Edge. Para evitar que os mais novos contornem a regra pode mesmo bloquear o acesso a outros browsers. Nas secções abaixo deve indicar os sites permitidos e os que estão interditos.

13 – Para criar hábitos de consumo mais responsáveis, ative as opções “Necessita da aprovação do organizador para fazer compras” e “Enviar-me email quando obtiver itens”. Pode adicionar uma quantia previamente estabelecida para evitar que o seu filho faça gastos desnecessários.

14 – Se os membros da sua família têm instalada a aplicação Microsoft Family Safety nos seus smartphones, pode também consultar a sua localização.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.