Os desenhos animados e conteúdos concebidos especialmente para crianças no YouTube fazem as delícias dos mais novos e, para muitos pais, são uma forma de terem um pouco mais de “descanso” enquanto se dedicam a outras atividades. Porém, nem todos os tipos de vídeos que existem na extensa biblioteca da plataforma são adequados para crianças.

É possível ajudar os seus filhos a terem uma experiência mais segura no YouTube através da ativação do modo restrito, compatível tanto com a versão desktop como mobile da plataforma. Se os mais novos preferem aceder aos seus conteúdos preferidos através do smartphone ou tablet, a aplicação YouTube Kids é uma opção a considerar e também lhe explicamos como pode configurá-la para ser utilizada pelas crianças.

Clique nas imagens para saber como ativar o modo restrito no YouTube  

Siga estes passos:

1 – Vá ao YouTube e inicie sessão na sua conta. De seguida clique no ícone do seu perfil no canto superior direito e percorra o menu até encontrar a opção “Modo restrito”.

2 – Depois de clicar na opção surgirá um novo menu com alguns detalhes acerca da funcionalidade. Clique no indicador para ativar o modo restrito.

3 – Se está a usar a aplicação do YouTube para Android ou para iOS, clique no ícone do seu perfil.

4 – Escolha a opção “Definições”.

5 – Clique em “Geral”.

6 – Deslize com o dedo no indicador para ativar o modo restrito.

7 –Há também a possibilidade de “bloquear” o modo restrito na versão desktop do YouTube, impedindo que os mais novos o desativem no browser que está a ser utilizado. Para tal, clique em “Bloquear modo restrito neste navegador”.

8 – Confirme a sua identidade para completar o processo. Não se esqueça depois de terminar sessão na sua conta e de repetir o processo para outros browsers que tenha no seu computador, caso contrário, os seus filhos encontrarão certamente uma forma para contornar as restrições.

Clique nas imagens para saber como configurar a aplicação YouTube Kids

Siga estes passos:

1 – Depois de instalar e abrir a aplicação clique na opção “Sou um adulto”.

2 – Valide o ano em que nasceu.

3 – Selecione uma experiência de conteúdo que se enquadre na idade do seu filho.

4 – Para personalizar ainda mais a app, inicie sessão com a sua conta Google.

5 – A partir daí, pode criar um perfil para o seu filho que será apenas visível para si e para a criança.

6 – Ao visitar a secção de definições poderá adicionar mais perfis, caso tenha mais do que um filho a utilizar a aplicação, assim como ativar ou limitar certas funcionalidades, incluindo o uso de dados móveis, ou até criar um código secreto para impedir que os mais novos mexam nesta secção.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.