Se partilha o computador com os membros da sua família sabe que nem sempre é fácil manter certos ficheiros importantes fora do alcance de outros utilizadores, em especial, dos mais novos. A curiosidade natural das crianças, ou até mesmo de alguns familiares mais “bisbilhoteiros”, pode dar aso a incidentes, como a perda de documentos financeiros ou do trabalho.

É verdade que é possível "separar as águas", criando contas diferentes. Mas se prefere manter todos os utilizadores numa mesma conta, pode proteger as suas pastas mais importantes através de uma password.

Se tem um computador com o Windows 10 instalado é preciso ter atenção a um pormenor importante. O mais recente sistema operativo da Microsoft tem uma útil funcionalidade de encriptação de ficheiros ou pastas, no entanto, não está disponível para quem usa a versão Home.

Caso não tenha a versão Pro do Windows 10 pode proteger as suas pastas através do WinRar. Além de ser uma forma rápida e conveniente de “zipar” ficheiros grandes antes de enviá-los, o programa disponibiliza a opção de mantê-los longe de “olhares indiscretos” através de uma password.

Clique na galeria para saber como usar o WinRar para proteger as suas pastas com uma password

Siga os seguintes passos:

  1. Clique na pasta que quer proteger com o lado direito no rato e escolha a opção “Adicionar ao arquivo”.
  2. No separador “Geral” clique em “Definir password”.
  3. Digite a sua password. Se desejar, pode assinalar a opção “Encriptar o nome dos ficheiros”. Quando terminar clique em “OK”.
  4. Assinale a opção “Trancar arquivo” e, por fim, clique em “OK”.
  5. Quando abrir o arquivo criado ser-lhe-á pedida a password que definiu. Depois de verificar que todos os ficheiros estão na nova pasta, pode eliminar a original. Não se esqueça que quando adicionar um novo ficheiro ou documento, terá de inserir novamente a password.

Como proteger pastas com uma password no MacOS

Se trabalha com um computador da Apple não há a necessidade de instalar um programa adicional para proteger as pastas, pois pode fazê-lo através da funcionalidade de criação de imagens de disco. O processo de proteção dos ficheiros é mais complexo do que no Windows, e, por isso, requer um pouco mais de atenção.

Confira estes passos:

  1. Abra o “Finder” que se encontra na barra de ícones no fundo do ecrã.
  2. Na barra de menu que surge no lado esquerdo clique em “Aplicações” e, de seguida, abra a pasta “Utilitários”.
  3. Escolha o “Utilitário de discos”.
  4. Clique em “Ficheiro” na barra de ferramentas no topo do ecrã e depois selecione a opção “Nova imagem”.
  5. Clique em “Nova imagem da pasta”.
  6. Selecione a pasta em questão e clique em “Abrir”.
  7. Dê um nome à nova imagem da pasta.
  8. Em “Cifragem”, selecione a opção “Cifragem AES de 128 bits”.
  9. Defina uma password.
  10. Em “Formato da imagem”, escolha a opção “Leitura/Escrita”.
  11. Clique em “Guardar”.
  12. No local onde a pasta original estava guardada vai surgir um novo ficheiro .dmg.
  13. Para abri-lo e aceder aos seus conteúdos, clique no ficheiro e insira a password que definiu.
  14. Clique no novo ícone que foi criado para ver os seus ficheiros protegidos. Depois de verificar que está tudo na nova pasta, pode eliminar a original.
  15. Quando quiser fechar a imagem do disco, clique em “Ficheiro” na barra de ferramentas no topo do ecrã e depois em “Ejetar” seguido do nome da pasta.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.