Já mostrámos como partilhar a sua vasta biblioteca de jogos com familiares ou amigos no Steam, sem a necessidade de estes adquirirem os mesmos títulos. Na verdade, a plataforma digital da Valve é a mais antiga do mercado, como mais de 15 anos de experiência acumulada a adicionar funcionalidades. Mas nem sempre são muito óbvias, mas poderá tirar partido em diversas situações.

Desde a partilha de imagens de jogos, à participação de testes beta, para que possa experimentar jogos em produção e dar feedback, é também possível ligar o ambiente consola, transformando o Steam numa Dashboard acessível para jogar na televisão.

Fique com algumas dicas interessantes:

1 - Partilhar imagens do jogo com a comunidade e amigos

É possível capturar imagens dos jogos e partilhar na sua própria página de jogo, para que os seus amigos possam ver os seus momentos épicos. Para tal deve premir F12 enquanto joga para fazer a captura, e depois na página do jogo, na sua secção onde tem achievements e outros elementos, apenas precisa de clicar no ícone do Steam em cima do thumb da imagem para aparecer o menu de Share. Pode introduzir uma legenda, definir se a imagem fica visível publicamente, apenas para amigos ou simplesmente privada. Pode ainda marcar a imagem como spoiler, para quem ainda não tenha acabado o jogo. Depois é só premir Upload para esta aparecer no mural.

2 – Participar no programa de Betas

O Steam tem uma ferramenta que permite aos fãs participarem em versões beta dos jogos sempre que os developers necessitam de ajuda nos testes. O objetivo é testar versões preliminares de títulos ainda em produção e oferecer feedback da experiência até aí. E até mesmo ter acesso a novas versões de teste do Steam.

Para mostrar disponibilidade em participar em betas, sempre que exista essa oportunidade, entrar no menu Steam, no canto superior esquerdo, premir Settings e Account. Na opção Beta Participation mude para Steam Beta Update ou outras ofertas disponíveis.

3 – Faça a gestão da biblioteca de jogos e crie coleções

No menu da biblioteca (Library) de jogos, por defeito os jogos são listados por ordem alfabética ou pelos meios em que foram adquiridos e instalados. Mas quando se tem centenas de jogos, a confusão pode começar a dar dores de cabeça no que diz respeito à organização. Pode entrar criar coleções de jogos, como por exemplo uma pasta chamada Favoritos, ou por géneros ou mesmo editoras. Para isso basta carregar com o botão direito em cima de um jogo da lista e escolher a opção Add to para adicionar aos favoritos ou juntar à pasta personalizada que criou. Se for o primeiro, prima New Collection.

No quadro que aparece pode dar o nome à coleção e tem a opção de criar um formato simples, passando depois a arrastar títulos lá para dentro; ou criar uma pasta de coleção dinâmica, que utiliza filtros que vão sendo atualizados à medida que a biblioteca de jogos cresce.

4 - Transforme o Steam numa dashboard de consolas através do Big Picture

Ao longo dos anos a Valve tem trabalhado para transformar o ambiente geral do Steam num poderoso dashboard de consolas. Uma forma de uso aos seus próprios acessórios, como o comando ou mesmo numa tentativa de vender as chamadas Steam Machines aos jogadores de consolas. Para tal, pode aceder ao modo Big Picture, uma forma de visualizar os menus e conteúdos desenhados para usar em televisões ou monitores de grandes dimensões.

Para ativar pode fazer de duas formas: a primeira aceder ao menu View e escolher Big Picture Mode ou clicar no ícone no canto superior direito, ao lado da ferramenta de minimizar a janela. Para sair deste modo, prima o botão de energia ao lado do relógio, no canto superior direito e escolha Exit Big Picture.

5 – Tire proveito da cloud e mantenha um back up das gravações dos jogos

O Steam tornou-se uma ferramenta bem mais flexível, permitindo que os jogadores mantenham a sua conta em diversos computadores. Para que comece a jogar em casa, no seu PC do escritório, mas mantenha o progresso caso decida ir para a sala ou para a rua com o portátil, o sistema tem um eficaz sistema de sincronização das gravações em cloud. Por norma, o sistema está ativo por defeito, mas não arrisque e verifique se tem a opção ligada.

Para isso entre em Steam, depois Settings e escolha Cloud. Verifique que tem assinalada a primeira opção “Enable Steam Cloud syncronization for applications which support it”. Com a opção ativa, sempre que sai de um jogo, de volta ao Steam, é feito uma sincronização dos saves. Quando pega noutro computador o seu jogo estará atualizado com o progresso.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.