Ao longo dos últimos meses o WhatsApp tem recebido um conjunto de novidades úteis, que vão chegando de forma gradual aos utilizadores da aplicação um pouco por todo o mundo: da possibilidade de usar a mesma conta em diferentes equipamentos a fazer edições às mensagens enviadas.

Anunciada no final de maio, a funcionalidade, que começou a ficar disponível nas últimas semanas nas versões da app para Android, iOS e Web, permite fazer correções às mensagens enviadas, ou acrescentar algo que se tinha esquecido.

Note que só é possível fazer edições num período de 15 minutos após o envio da mensagem. Embora não seja possível ver o histórico de alterações, todas estas mensagens surgirão com a indicação de que foram editadas.

A informação é diferente na app Web e na aplicação para smartphone. No primeiro caso tem a indicação de que houve uma alteração sem a conseguir ver - com a nota de que pode ver no telemóvel - enquanto no smartphone já vê a mensagem alterada, mas com esse alerta.

Clique nas imagens para ver como editar mensagens no WhatsApp 

Tem um smartphone Android? Siga estes passos:

1 - Pressione com o dedo sobre a mensagem que pretende editar para a selecionar. De seguida, clique no botão com três pontos verticais.

2 - Selecione a opção “Editar”.

3 - Agora pode editar a mensagem conforme desejar. Clique no botão verde com o sinal de visto para concluir a edição.

4 - Ao voltar à conversa verá que a mensagem surge com a indicação de que foi “Editada”.

Tem um iPhone? Confira estes passos:

1 - Comece por selecionar a mensagem que quer editar

2 - Selecione a opção “Editar” no menu.

3 - Edite a mensagem. Quando terminar clique no botão verde com o ícone sinal de visto. Tal como sucede na versão para Android, a mensagem surge com a indicação “Editada”.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.