Não é agradável enviar um email e haver um engano no destinatário, e muitas vezes é o sistema que completa automaticamente o endereço que pode atrapalhar. O problema é que as mensagens podem ter informações sensíveis ou contextos não adequados para a pessoa que enviou, podendo causar algum tipo de desconforto enviar um segundo email a pedir “para ignorar” a mensagem anterior porque foi engano, que é quando aguça mesmo a curiosidade.

A pensar nestas situações, tanto a aplicação de email Outlook da Microsoft como o Gmail da Google oferecem ferramentas para contornar um envio de engano. Obviamente que terá de se aperceber do engano rapidamente, para que possa utilizar a funcionalidade de “Recall” ou seja, resgate da mensagem em questão.

Poderá ser útil substituir o email na mesma ação, nem que seja para alertar o destinatário do engano e pedir desculpa. Note porém que nem sempre o email "resgatado" é apagado do sistema do destinatário.

Veja na galeria como resgatar um email no Outlook Classic:

1 – Depois de ter enviado o email, entre na pasta Itens Enviados e clique no email enviado como engano.

2 – Faça duplo clique na respetiva mensagem para abrir esse mail.

3 – No menu superior, clique em Ações.

4 – Clique em Resgatar esta mensagem.

5 – Vai poder escolher diferentes opções para o email, mas apenas no caso do destinatário não o ter lido. Pode eliminar as cópias não ligadas ou optar por substituí-las por outra mensagem. Também pode selecionar se opta por informar sobre o resultado dos resgates feitos.

6 – Vai receber um relatório de sucesso ou não de resgate da mensagem antes do destinatário a ler.

Veja na galeria como resgatar um email no Gmail:

7 – Quando envia o email a partir do Gmail, repare que no canto inferior esquerdo vai aparecer um botão de Anular, que deve premir de imediato. Isto porque logo depois desaparece e deixa de ser possível resgatar.

8 – Se premiu em Anular a tempo vai receber a mensagem de confirmação, abrindo-se uma nova janela para escrever um novo email.

9 – É possível aumentar o tempo até 30 segundos para o “arrependimento” do envio da mensagem, mantendo o botão Anular ativo. No canto superior direito clique na roda dentada e na opção “Ver todas as definições”.

10 – Na opção Anular “Enviar” defina o tempo de cancelamento.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.