Quando adquirimos um novo computador, assumimos por norma uma postura arrumada e organizada, agrupando ícones de atalho, ficheiros nas pastas e temos o cuidado com aquilo que instalamos. Esse comportamento não costuma ser duradouro e quando damos conta o caos passa a reinar na máquina. E não é difícil perceber que o computador parece perder performance, as páginas de internet mais lentas a abrir e começam a surgir algumas dúvidas se não estará na hora de fazer um upgrade a alguns componentes.

Mas antes de fazer decisões de investimento, verifique como está a higiene do computador. Muitas vezes, ações simples como apagar a cache das pastas dos temporários, uma desfragmentação ao disco ou mesmo cancelar o arranque automático de algumas aplicações que nem sempre utiliza podem melhor, e muito, a performance do computador.

Além disso, segundo os especialistas em cibersegurança, manter uma disciplina de higienização digital do seu computador é também uma prática de segurança que certamente poderá poupar dores de cabeça no futuro. É por isso importante manter o computador otimizado e dessa forma, mais seguro.

Veja na galeria algumas dicas de como fazer a higiene ao seu computador:

1 – Organize as suas pastas e ficheiros

Esta é a mais básica das regras, não só por uma questão de organização, como passará menos tempo à procura de terminados ficheiros. Crie pastas específicas para as suas fotografias, com as respetivas subpastas para as categorias que desejar. E o mesmo para vídeos, músicas, filmes e até mesmo os jogos que instala. Dessa forma vai dar menos uso ao disco sempre precisa de procurar algum específico, além de facilitar a vida às ferramentas de indexação do sistema.

2 - Verifique os atalhos dos favoritos e os ícones no desktop

Seja no explorador de documentos ou mesmo no Desktop, é possível criar grupos de atalhos que nos conduzem direto para as respetivas pastas ou arranque de aplicações. Por vezes, quando se desinstala um programa, o sistema mantém o ícone no sistema, é de enviar para o caixote do lixo.

3 – Não se esqueça de despejar o caixote do lixo

Certamente que vai notar quando o caixote em casa está cheio, no computador nem sempre damos conta. Quando apaga um ficheiro sem usar o “Shift”, para o eliminar permanentemente, estes são enviados para o caixote de lixo e ficam lá à espera de serem apagados definitivamente, ou caso se arrependa, recuperá-los. Se deixar passar semanas ou meses, o normal é verificar que muitos megabytes podem ser recuperados ao “despejar o lixo”.

4 – Evite instalar jogos no disco de raiz do computador

Crie uma partição específica ou utilize outro disco (ou SSD) para instalar jogos. Evite, sobretudo, instalar os jogos no disco de raiz do computador. Estes são cada vez maiores, ocupando dezenas de Gigabytes, o que significa que ao instalar e desinstalar constantemente os jogos vai começar a fragmentar o disco. A fragmentação é um dos motivos pelo qual um computador pode começar a ficar mais lento.

5 – Apague as pastas de temporários

O Windows guarda ficheiros temporários em pastas de cache, muitas vezes utilizados para otimizar processos. Mas com o tempo, estes tendem a crescer de peso e a ocupar espaço sem fazerem falta ao sistema. Não tenha medo de apagar os conteúdos dos temporários, pois como o nome indica são utilizados de forma temporária. Para aceder a esta pasta basta aceder a C:\Users\nomedoutilizador\AppData\Local\Temp

6 – Use a ferramenta Limpeza do Disco

Também pode utilizar a ferramenta específica do Windows, pesquisando por “limpeza do Windows” na janela de pesquisa para apagar os temporários. Tem de selecionar a respetiva unidade e escolher o que pretende fazer, entre ficheiros transferidos, cache, ficheiros temporários da navegação de internet e até esvaziar o caixote de lixo.

7 – Mantenha os programas atualizados ou desinstale os que não necessita

Esta prática deve ser seguida religiosamente em qualquer computador ou equipamento, uma vez que muitas das atualizações são de segurança, fechando portas a eventuais vulnerabilidades que possa ter no sistema. Verifique se tem aplicações por atualizar na loja do Windows ou nas plataformas digitais de jogos. Por outro lado, faça uma vistoria aos programas que utiliza pouco e ganhar espaço adicional no disco.

8 – Cancele o arranque automático de aplicações desnecessárias

Muitas aplicações, quando são instaladas, sugerem por defeito que estas sejam carregadas com o início do computador. E nem sempre são utilizadas com a frequência necessária para justificar o consumo dos respetivos consumos. Para desligar o arranque, procure a ferramenta “Gestor de Tarefas” na barra de pesquisa ou aceda à respetiva opção fazendo CTRL+ALT+DEL. Em cima, escolha a aba “Arranque” e verifique a lista de programas que arrancam com o computador e estão permanentemente a funcionar em segundo plano, incluindo Spotify, o Skype, Teams, entre outra. Verifique o seu estado na respetiva coluna, se este se encontra ativo ou desativado.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.