A maior parte das vezes só ligamos o Waze quando já estamos dentro do automóvel, pronto para viajar para o destino pretendido. Mas a aplicação pode ser bastante útil se a utilizar como ferramenta para planear melhor as viagens, sobretudo quando prevê percursos que possam ser complicados em determinadas horas.

O Waze ajuda a planear e a verificar quais são as melhores horas para sair do local onde se encontra, fazendo uma previsão do tempo que demora a chegar, mediante as horas da partida.

Outra utilidade útil diz respeito aos preços dos combustíveis. Está sempre a fazer contas aos locais onde é mais barato? Consulta os websites para verificar a bomba mais perto com os melhores preços? O Waze faz isso, sem iniciar a viagem pode verificar rapidamente o preço dos combustíveis principais sem sair do smartphone.

Considerando que o navegador seria a autoridade para escolher a melhor rota para determinado local, nem sempre esta oferece o circuito mais prático. Os cálculos matemáticos podem fazer com que seja direcionado para autoestrada, desnecessariamente, porque o Waze acha que vai poupar três minutos de tempo. Pode verificar as rotas propostas, mais uma vez, antes de arrancar com o carro.

Veja na galeria algumas das dicas para tirar partido das ferramentas de planeamento de viagens do Waze:

1 – Planeie as horas de saída para não apanhar trânsito

Antes de pensar entrar no carro, abra o Waze e pesquise o destino, por exemplo o regresso a casa ou a ida para a empresa. Depois de aparecer a rota no mapa, em vez de clicar em Iniciar, escolha antes a opção Programar Rota, no canto inferior esquerdo.

Vai aparecer um gráfico em que na esquerda tem uma coluna com as horas que pretende chegar ao destinatário e à direita uma barra vermelha que representa o trânsito provável para o respetivo horário. Assim, neste quadro pode escolher a hora (de 15 em 15 minutos) para chegar a casa, que o Waze diz a que horas deve sair do local onde se encontra, dando uma amostra visual do trânsito, atualizado em tempo real. Pode modificar o destino da viagem e até a data a partir deste quadro.

Ao fazer “Gravar” vai receber depois um lembrete quando estiver quase na hora de partir.

2 – Qual é o posto de combustível mais barato perto de mim?

Temos sempre ideias pré-concebidas que determinada marca é mais barata que outra quando vamos abastecer combustível. Mas sabemos que os preços sobem e descem numa base semanal e nunca se consegue prever qual o posto mais barato por perto. O Waze também pode dar uma ajuda a encontrar os preços mais baixos, sem sequer arrancar com o automóvel.

Na caixa de pesquisa, escreva simplesmente “bombas de gasolina” ou clique simplesmente no símbolo de combustível que serve de atalho. O mapa vai lista os postos mais perto do utilizado e se reparar na lista vai dar o preço do gasóleo que pode ter logo uma ideia do mais barato. Se clicar na respetiva bomba vai ver ao detalhe todos os tipos de combustível e decidir qual a que mais compensa para a distância em que se encontra.

3 – Decida bem qual a rota que deve seguir

Quantas vezes introduziu uma rota no Waze e quando segue o caminho, sem dar conta, vai estar a entrar numa via-rápida ou autoestrada que o obriga a pagar portagens e nem sequer era necessário? O Waze faz cálculos para garantir que chegue ao destino mais rápido, não para poupar dinheiro em portagens, por isso se for para diminuir em 5 minutos a viagem, o mais provável é ir parar à autoestrada.

Para evitar isso, quando introduz o destino da viagem, antes de clicar no botão iniciar verifique quais as propostas feitas pelo sistema. O Waze sublinha a “melhor rota” a roxo carregado, dizendo o tempo que demora a chegar e o preço a pagar, caso tenha portagens. Mas também tem outras rotas alternativas, pintadas a lilás que podem ser melhores e até mais baratas, mesmo que demore mais alguns minutos a chegar.

4 – Vai ter com alguém que está à sua espera? Partilhe a viagem

A tecnologia ajuda-nos a manter-nos em contacto, seja a enviar mensagens ou a fazer chamadas de vídeo. Mas as partilhas podem ser bastante úteis quando vai ter com alguém. Ou então, a típica tradição de famílias que partem para algum lado em que se ouve “quando chegares dá um toque”. Partilhe simplesmente a viagem.

Quando decide a rota, antes de partir, clique na seta no canto inferior direito para abrir mais opções. Clique em “Partilhar rota” e escolha qual a aplicação com os contactos que deseja partilhar, como o Facebook, Gmail, mensagens, rede social X ou o WhatsApp. Será enviado um link com o mapa, a indicação da morada do destino e o tempo de chegada. E pode mesmo seguir a viagem no mapa, ficando assim a saber que o familiar chegou em segurança.

5 – Adicione a sua voz nas indicações de áudio

O Waze permite modificar o perfil de vozes da aplicação, entre tons masculinos ou femininos. Mas também pode adicionar a sua própria voz a esses comandos. Tudo o que precisa é gravar as indicações que estão associadas a ações, tais como “Tudo preparado, vamos conduzir” ou indicações de distâncias, por exemplo.

Para gravar as vozes, clique no botão de menu no canto superior esquerdo, clique em Definições, clique em Som e depois em Voz do Waze. Aqui tem a lista de todas as vozes possíveis, mas pode optar pela opção “Gravar uma voz”. Vai aparecer a lista com todos os comandos possíveis, clicando em cada um tem o tempo máximo associado. Pode ler a indicação em inglês e gravar em português. No fim, grave com um nome e saia. Só tem depois de selecionar o nome que deu na lista para passar a utilizar essa voz.

O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.