À semelhança do Natal, os planos da passagem de ano de muitos portugueses tiveram de se alterar devido à pandemia de COVID-19. No entanto, através da tecnologia, pode “ligar-se” aos seus mais queridos e manter a comunicação mesmo à distância.

Se há mais do que uma pessoa em casa, tentar posicioná-las a todas em frente ao computador ou smartphone para ver o que se passa numa vídeochamada, acaba por não ser uma solução muito prática. Ligar o seu computador, smartphone ou tablet à TV pode ser uma aposta mais acertada, bastando depois colocar o equipamento num local onde a sua câmara consiga captá-lo e à sua família.

A opção também pode revelar-se útil no caso de estar a planear uma sessão de cinema em casa ou então quando quer mostrar, por exemplo, a coleção de vídeos engraçados e memes que foi guardando ao longo do ano. E porque não preparar um “réveillon” mais digital com o livestream um ou mais concertos online em grande plano na sua TV?

As opções de ligação são múltiplas, porém, deve sempre consultar as especificações da sua TV de modo a verificar se é compatível com as tecnologias em questão.

Clique na galeria para conhecer 4 formas de ligar o seu computador ou smartphone à televisão

1 –Ligação através de cabo HDMI

Um cabo HDMI é uma das formas mais simples e diretas de espelhar os conteúdos do computador. Precisa apenas de ligar ambos os equipamentos com o cabo e depois selecionar a fonte de imagem no menu do televisor.

Se tem, por exemplo, um portátil ultraleve poderá ter de recorrer a um adaptador especial, sendo que a mesma situação se aplica aos casos em que pretende ligar diretamente o seu smartphone Android ou iOS.

2 – Ligação via dispositivos como Chromecast, Miracast e AirPlay

Tanto o Chromecast, Miracast como o AirPlay permitem uma ligação do computador à televisão, se bem que em diferentes formas. Por exemplo, através da tecnologia da Google, além de poder mostrar o que se passa no ecrã do seu PC, pode também ligar o seu smartphone, seguindo as instruções da Google e lembrando que os equipamentos têm de estar ligados à mesma rede Wi-Fi.

Já através do Miracast, pode usar o ecrã da TV como um segundo monitor para o seu computador Windows ou como um segundo display para o smartphone. Para quem prefere os produtos da empresa da maçã, o AirPlay é a opção a escolher, permitindo fazer streaming de conteúdos a partir do iPhone, iPad, iPod Touch ou computadores Mac, assim como projetar o que se passa nos ecrãs dos equipamentos.

3 – Ligar o computador à TV através do Plex

Embora não consiga espelhar o que se passa no computador, o software gratuito Plex pode ser utilizado para passar na televisão os seus conteúdos preferidos, sendo compatível com várias Smart TVs e sistemas, desde Android TV a Apple TV.

Para começar a usá-lo, precisa de fazer o download do programa através do website do Plex e configurá-lo no seu computador. O software fará uma espécie de “catálogo” dos conteúdos presentes no equipamento, preparando-os para serem reproduzidos no televisor. Um aspeto que importa lembrar é que o computador necessitará de estar sempre ligado à rede Wi-Fi.

4 – Ligar o smartphone à TV através de uma app

A pensar em quem quer aproveitar a passagem de ano para recordar em família todas as memórias fotográficas ou em vídeo que estão no smartphone, em especial, recordamos também algumas soluções para o efeito.

Sugestão TEK: Como ver as fotos do smartphone na TV?
Sugestão TEK: Como ver as fotos do smartphone na TV?
Ver artigo

Entre elas poderá encontrar a ApowerMirror, que conta com uma versão para TV que permite espelhar o ecrã do Android ou iPhone, facilitando a visualização de vídeos, fotos, apresentações, jogos, entre outros ficheiros multimédia e dando a possibilidade de usar o smartphone como um controlo remoto. Ainda nas soluções de espelhamento destacam-se a AirMore, para Android e iOS, ou ainda a Screen Mirroring, apenas para equipamentos da Apple. Já a AllCast e a LocalCast, destacam-se no que toca ao streaming de conteúdos.

No How To TeK queremos ajudar todos os leitores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.