Os smartphones são as máquinas fotográficas perfeitas: andam sempre connosco, têm sensores cada vez mais sofisticados, oferecem filtros e modos de fotografia que nos ajudam a criar as fotos perfeitas, e até disponibilizam pequenos editores de imagem que permitem rapidamente corrigir pequenas falhas ou remover elementos indesejados. Graças a estes equipamentos, conseguimos tirar aquelas fotos de oportunidade perfeitas, ou registar pequenos momentos que há alguns anos ficariam perdidos pela falta de uma câmara.

Esta qualidade, aliada à facilidade de utilização, transforma a câmara do smartphone numa das ferramentas mais utilizadas e valorizadas pelos utilizadores. Qualquer evento, por muito pequeno que seja, consegue gerar centenas de fotos e vídeos em poucos minutos. E como é que as partilhamos com os amigos e familiares? Enviamos por email, pelas redes sociais ou pela cloud. E por que não juntar toda a gente à volta da TV, ver as fotos no grande ecrã e recordar os fantásticos momentos vividos?

Se tiver um smartphone e uma Smart TV da mesma marca, a partilha de conteúdos entre o telefone e a TV é extremamente simples. Mas se os equipamentos forem de marcas e sistemas diferentes, ou se tiver uma TV mais antiga, terá de recorrer a outras opções.

Clique nas imagens para ver algumas apps que podem ajudar a partilhar as fotos na TV

Independentemente do cenário existe uma regra essencial: ambos os dispositivos (TV e telefone) têm de estar ligados à rede.

Através de cabos

A forma mais simples de ligar o seu telefone ou tablet à TV é através de um cabo HDMI. Neste caso, só tem que estar atento à entrada que o seu telefone utiliza – USB, míni UBS, micro UBS. Dependendo da tecnologia, existem vários adaptadores disponíveis.

Se tiver um iPhone, terá que usar um adaptador Lightning Digital AV. Verifique sempre a compatibilidade antes de comprar um cabo.

Pode também ligar-se via USB, se a sua TV tiver esta ligação. No entanto, esta opção é ligeiramente diferente e muito menos intuitiva – está a ligar um dispositivo de armazenamento à TV e não a espelhar o ecrã do telemóvel.

Conexão de dispositivos via wireless

A opção por um adaptador é se tiver uma TV antiga, a melhor opção é recorrer à ajuda de um adaptador. O Chromecast e a Apple TV são dois dos exemplos mais populares. Estes equipamentos asseguram a ligação e o streaming de conteúdos de vários dispositivos para a TV - desde telefones a computadores. Apesar de exigirem um investimento um pouco maior por parte do utilizador, oferecem resultados de maior qualidade, mais flexíveis e abrangentes.

O Chromecast é a melhor opção para quem tem em casa equipamentos de diferentes marcas e sistemas operativos. Suporta Android e iOS, liga-se à porta HDMI da televisão e é compatível com vários serviços de streaming como a Netflix, Youtube, Spotify e outras aplicações. A Apple TV funciona de forma muito semelhante, mas apenas suporta equipamentos da mesma marca. Apesar de estas serem as opções mais populares, existem várias alternativas. É o caso do PLAiR 2 (Android e iOS), e do ScreenBeam Mini2 (Android).

Aplicações mais utilizadas

As tecnologias de mirroring, como a Miracast e a AirPlay da Apple, permitem a rápida partilha do ecrã do telefone na televisão e dispensam a utilização de cabos. Se tiver uma smartTV decerto que vai encontrar uma aplicação que permite a ligação a outros equipamentos para streaming de conteúdos – seja específica para um sistema operativo ou multiplataforma. Mas nem todos os equipamentos integram estas tecnologias.

Neste caso, pode recorrer à ajuda de soluções disponíveis nas lojas de aplicações. A probabilidade de existirem telefones com marcas, modelos e sistemas diferentes numa família é bastante grande, e como tal optámos por pegar em exemplos que funcionem com várias plataformas.

O bom funcionamento destas opções está sempre dependente das tecnologias, funcionalidades e antiguidade das TVs, smartphones, tablets e portáteis.

  1. ApowerMirror
    Esta app tem duas versões: uma para TV e outra para computador.  O ApowerMirror para TV permite espelhar o ecrã do Android ou iPhone na TV. Isto significa que pode visualizar vídeos, fotos, apresentações, jogos, entre outros ficheiros multimédia na televisão. Pode ainda usar o telefone como controlo remoto. A versão para PC permite visualizar o ecrã do telefone no PC, e ainda controlar um equipamento Android através do teclado e rato do computador, incluindo mensagens de WhatsApp e SMS.
  2. AllCast 
    AllCast é uma app que permite fazer streaming de conteúdos do telefone ou tablet (Android e iOS) na smartTV – independentemente de estarem guardados internamente, ou na cloud (Dropbox, Google Drive e iCloud). É compatível com uma série de TVs, Roku, Apple TV, Chromecast, Amazon FireTV, Xbox 360, Xbox One, entre outras. Existe uma versão gratuita (5 minutos de visualização) e outra paga (ilimitada).
  3. LocalCast
    Esta app suporta Amazon Fire TV and Stick, Android TV, Apple TV, smartTVs Bravia, Sony, LG, Panasonic, Samsung, Chromecast 1 + 2 + Audio, Nexus Player, Nvidia Shield, entre outros. Vale a pena sublinhar que nem todos os formatos são suportados: Só pode reproduzir vídeos em MP4, MKV, 3GP e M4V.serviço de streaming da internet: perfeito para transmitir seus jogos favoritos.
  4. AirMore
    É uma ferramenta de gestão de dispositivos móveis que não só permite transferir e gerir dados de uma forma simples, mas também espelhar o ecrã de equipamentos Android e iOS com a ajuda da ferramenta Reflector.
  5. Screen Mirroring
    A app Screen Mirroring permite partilhar o ecrã do iPhone, iPad ou Android no Chromecast, Roku, Fire TV, Smart TVs, consolas de jogos, Mac e PC com Windows, em tempo real e qualidade HD. Semelhante ao Airplay, mas sem a Apple TV.

Nota da redação: A notícia foi atualizada com mais informação. última atualização 11h11 de 1/1/2020

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.